Jornada Arquidiocesana da Juventude reflete o rosto jovem da Igreja

No último sábado (20), o Setor Juventude da Arquidiocese realizou a Jornada Arquidiocesana da Juventude que refletiu o rosto jovem da Igreja no Distrito Federal. O evento aconteceu durante toda a tarde no auditório do Colégio Marista João Paulo II da W3 Norte e contou com a participação de inúmeros jovens.

A Jornada começou com a animação conduzida pelo Ministério Epheta que trouxe músicas antigas e atuais que são tocadas nos encontros de jovens das paróquias há muitos anos. Em seguida, o missionário Danilo Lopes, de São Paulo, conduziu um momento de reflexão onde testemunhou a sua história de conversão de vida e partilhou que, naquele dia, estava celebrando mais de 27 anos longe das drogas, fruto do seu encontro com Jesus Cristo em um grupo de oração da Renovação Carismática Católica.

Após a partilha, Danilo Lopes conduziu um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento presidida pelo Padre Silas César, responsável pelo Setor Juventude. Os jovens foram levados a comprometer-se a rezar pelo Santo Padre e pelas vocações sacerdotais. O missionário exortou que “deve-se rezar muito pelos sacerdotes e pelo Papa. Jesus Eucarístico e a Misericórdia de Deus vêm a nós por meio das mãos desses homens. Nós precisamos rezar muito por eles pois a batalha é grande e nós somos necessitados dessa presença tão importante.”

Unido ao ensinamento da Igreja, Danilo afirmou, inspirado pela passagem tema da Jornada deste ano – “Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!” (At 26, 16) que “para sermos boas testemunhas, é necessário que nos aproximemos do Sacramento da Reconciliação e deixemos de lado a mudez espiritual! O jovem precisa falar, precisa mostrar a alegria de ser de Deus. O mundo clama por isso, por luzes que rompam a escuridão.”

Dom Paulo Cezar, Arcebispo de Brasília, também foi presença na tarde com a juventude. Mesmo estando no México para participar da I Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe, o bispo fez questão de deixar uma mensagem para os jovens que, atentos, assistiram o vídeo gravado por ele. Na mensagem (que pode ser assistida abaixo), Dom Paulo reflete sobre a mensagem que o Papa escreveu para os jovens do mundo inteiro. “Queridos jovens, vocês são constituídos testemunhas do Senhor para anunciar o que vistes. E o que vistes? Vistes o Senhor! […] O Senhor conta com os jovens para reiniciar esse a evangelização após esse tempo de pandemia. […] Como Paulo, vocês têm coragem de testemunhar as maravilhas de Deus.” Dom Paulo ainda faz um chamamento aos jovens: “Jovens, nós nos encontramos com o Senhor, mas é necessário que mantenhamos o coração aquecido no amor do Senhor, através da Liturgia, dos nossos grupos, nas nossas comunidades. […] Não basta ter ouvido falar de Jesus, é necessário falar com Ele. […] Não podemos presumir que todos tenham ouvido falar de Jesus. É necessário que usemos todos os meios possíveis para falar Dele.”

Após o vídeo, alguns jovens estavam emocionados em escutarem o seu pastor. Lidiane afirmou que “me senti tocada pelas palavras do nosso Arcebispo. Me senti abraçada por ele, cuidada pelo pastor. É como se ele estivesse bastante empenhado em estar próximo de nós.” Para o jovem João Paulo “a voz do pastor nos dá ânimo para saber que não estamos sozinhos e que a Igreja pensa na gente. Eu, particularmente, fico muito animado em escutar e querer responder positivamente a Dom Paulo que pode contar conosco.”

O ápice da JDJ foi a Santa Missa presidida pelo responsável pelo Setor Juventude da Arquidiocese e vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes em Taguatinga, Padre Silas César. Celebrando a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, o padre afirmou para a juventude, em sua homilia que “vocês escutarão muito, nesses próximos tempos, aquilo que o papa São João Paulo II disse quando iniciou as Jornadas: ‘Não tenham medo!’ Dom Paulo tem repetido, eu vou repetir: ‘não tenham medo’ de serem jovens cristãos, de serem santos, de serem evangelizadores.”

Ao final da Celebração, o seminarista Gabriel Novais da Pastoral Vocacional deu um testemunho vocacional onde convidou os jovens “deixemos Deus fazer o que Ele quiser conosco, não coisa melhor.” Padre Silas agradeceu a todos os que ajudaram na realização da Jornada Arquidiocesana da Juventude e anunciou que, em fevereiro, serão apresentados os pacotes para o grupo oficial da Arquidiocese de Brasília para quem quiser ir para a Jornada Mundial da Juventude 2023 em Lisboa – Portugal.