Maio Mês Dedicado a Nossa Senhora

O mês de maio é também chamado de Mês Mariano pelos Católicos, nele ocorre as devoções especiais à Virgem Maria.

Nas paróquias é costume rezar o Terço todos os dias no mês de maio. Geralmente prepara-se um altar especial com a imagem de Nossa Senhora ou um quadro e  encerra -se o mês com uma linda “Coroação de Nossa Senhora”!

A tradição de Tricesimum (devoção de 30 dias à Maria) foi instituída pela Igreja Católica por volta do século XII.

A devoção mariana teve origem no Brasil  no período da colonização, com a evangelização promovida pelos padres Jesuítas e ganhou força conforme conhecemos hoje.

Nossa Senhora de Fátima

Nossa Senhora de Fátima fez sua primeira aparição em 13 de maio de 1917 na pequena aldeia de Fátima em Portugal. Em um local chamado “Cova de Iria”, ela apareceu para três pequenos pastorinhos: Lúcia, Francisco e Jacinta

As mensagens deixadas começando pela aparição do Anjo, segundo a própria Lúcia são um apelo à oração e conversão dos pecadores, cuja norma básica seria “intriduzi-nos num plano de fé esperança e amor.”

Soldados de Maria

Legião de Maria (em latim: Legio Mariæ) é uma associação internacional de fiéis da Igreja Católica Apostólica Romana, é  formada por leigos que de forma voluntária servem e procuram contribuir para a ação evangelizadora da Igreja.

Foi fundada em 7 de setembro de 1921, na cidade de Dublin na Irlanda.  Encontra se presente em mais de 170 países e em suas fileiras, conta com mais de seis milhões de membros ativos e um número expressamente maior de membros auxiliares.

Tem por finalidade:

A santificação de seus membros por meio da oração sob a direção da autoridade eclesiástica.

Levar Jesus às pessoas  através de Maria.

Por ser uma associação de leigos a legião de Maria possui normas próprias de conduta e organização. No entanto, sistema legionário deve estar a serviço da igreja, subordinado à autoridade local.

Qualquer pessoa que esteja em dia com as obrigações de católico ou que tenha intenção de regularizar  pode participar da legião de Maria.

Dona Helena, legionária da Paróquia Santa Teresinha – Taguatinga, informa que elas  fazem reuniões semanais para aprender melhor sobre o sistema da associação, bem como retiros, congressos e incentivam os membros a participarem dos sacramentos.

Na paróquia os trabalhos realizados são:  visitas a enfermos,  pessoas idosas, famílias enlutadas independentes de religião e visitas a hospitais.

Todo mês rezam as MIL AVE MARIA na nave da igreja e  todos os, sábado o Rosário na Capela. Uma vez por mês fazem Adoração ao Santíssimo Sacramento também na Capela da paróquia.

A LEGIÃO DE MARIA foi fundada em Brasília no dia 16 de março de 1958 e na Santa Teresinha de Taguatinga em 20 de fevereiro de 1992. Possui 43 membros ativos e 117 auxiliares.

 

 

Cleides Batista
Pascom Santa Teresinha Taguatinga
Fontes de pesquisa entre outros os sites:
Catequistas do Brasil, Pai Eterno, Legião de Maria e ACI Digital.
2020-05-12T22:56:06-03:0012/05/2020|