Missa Anual do MESCE acontece no primeiro dia de dezembro

No dia 1 de dezembro, às 09h, será realizada na Catedral Metropolitana de Brasília a tradicional Missa Anual dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística (MESCE). A Celebração é em Ação de Graças por todas as atividades realizadas durante o ano.

A Missa será presidida pelo arcebispo de Brasília, Cardeal Sergio da Rocha e concelebrada pelo bispo auxiliar referencial dos MESCE, dom Marcony Ferreira e pelo padre Paulo Sergio Casteliano, diretor espiritual dos Ministros.

É durante esta Celebração anual que são concedidos os mandatos que é uma espécie de certificado que confirma que estão aptos a exercerem a função de Ministros. Os mandatos terão validade até dezembro de 2019.

Este ano de 2018 os MESCES ganharam mais 1.500 novos membros por meio da Formação Inicial, que acontece a cada dois anos.

Já as formações permanentes acontecem uma vez por ano e podem ser feitas no primeiro semestre ou no segundo semestre do ano corrente. Só são renovados os mandatos daqueles que fazem a formação permanente anualmente.

Atualmente a Arquidiocese de Brasília conta com cerca de 6.200 Ministros, servindo nas diversas paróquias do Distrito Federal.

Ao Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão são designadas basicamente as seguintes funções: Cooperar diretamente com o pároco na Pastoral Eucarística; Levar a Sagrada Comunhão aos enfermos e idosos e aos impossibilitados de irem à Igreja; Auxiliar o pároco na Celebração Eucarística e na Liturgia da Palavra quando necessário;  Agir sempre em comunhão com o pároco e sob a orientação da hierarquia da Igreja Particular da Arquidiocese/Diocese a que pertence; Ter como base o ministério eucarístico no qual o Corpo de Cristo nos é oferecido como alimento até que Ele venha.

A função é desempenhada por um cristão leigo que tenha participação ativa na comunidade. A indicação do candidato é feita pelo pároco da comunidade que o candidato participa. A escolha poderá ter a consulta da comunidade através do conselho pastoral paroquial. O conselho também poderá fazer indicações para o ministério, desde que aprovado pelo sacerdote. Depois de aprovado, o pároco apresentará o candidato a Coordenação Central Arquidiocesana dos Ministros Extraordinários da Arquidiocese de Brasília- CCA/MESCE que darão todas as orientações dos procedimentos a serem tomados.

Para saber mais sobre o serviço dos MESCEs ou ter acesso a outras informações, os interessados podem procurar a Comissão Arquidiocesana, que fica no prédio da Cúria Metropolitana, na Esplanada dos Ministérios. A secretaria atende de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h. O telefone para contato é: (61) 3224-0094.

 

Por Kamila Aleixo