Missa de posse do Pe. Thaisson Santarém, como administrador paroquial na paróquia São Miguel Arcanjo – Recanto das Emas

Nesta quarta-feira, 2 de setembro, aconteceu às 19:30 a Solenidade de Posse do Pe. Thaisson Santarém, como administrador paroquial, na paróquia São Miguel Arcanjo.  A Santa Missa presidida por Dom José Aparecido, Bispo Administrador da arquidiocese de Brasília e concelebrada pelos padres Silas, Lucas, Diácono Paulo César e o Monsenhor Giovani Carlos Barroca.

Três momentos marcaram esta celebração: no primeiro momento o Diácono Paulo Cesar leu o Documento de Provisão e Nomeação do Padre Thaisson da Silva Santarém, seguida da leitura da carta, Dom José Aparecido, administrador Diocesano, declara à comunidade que com a leitura do Documento padre Thaisson passa a ser o novo administrador da Paróquia São Miguel Arcanjo. A comunidade o acolheu com uma forte salva de palmas.

No segundo momento aconteceu os ritos da posse. Antes do evangelho Dom Aparecido entregou nas mãos do novo administrador, padre Thaisson, o Evangeliário para que anuncie a todos o evangelho de Cristo, no qual a ele foi confiado como mensageiro para que creia e faça crescer no coração da comunidade. Após a proclamação do Santo Evangelho Dom José Aparecido destacou durante a sua homília, como fio condutor de sua mensagem ressalta a fidelidade, que um pastor dispõe ao assumir a missão paroquial. A liturgia de hoje foi apropriada a este momento. Durante sua fala destaca as funções de um pastor a sua comunidade, em que o Padre Thaisson deverá viver: o Amor de pai à comunidade, catequese do padre por meio do anúncio do Evangelho, ação pastoral, ministério da santificação pela vida sacramental. Dom Aparecido finaliza dizendo que à comunidade paroquial que todos agora tem a missão de rezar pelo novo administrador, para que padre Thaisson, seja um pastor generoso por meio da oração da comunidade. Em seguida continuou com os ritos de posse.  Padre Thaisson recebe a chave da Igreja, para que cuide do povo de Deus, também recebeu a chave do tabernáculo sinal de zelo por Jesus Eucarístico a ser levado a comunidade, padre Thaisson dirigiu-se à capela e fez uns minutos de adoração ao Santíssimo Sacramento, em seguida fez perante a assembleia sua profissão de fé e juramento de fidelidade afirmando seu compromisso com a missão confiada.

Por fim, após a comunhão, Padre Thaisson faz seu primeiro pronunciamento como pastor, expressou a comunidade alegria dizendo que a liturgia foi apropriada a este momento, “vou colher, regar, plantar, por fim quem faz crescer é o Senhor. Como diz: o salmo: “Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança”, vocês são a herança de Deus eu sou o escolhido a administrar esta herança que é de Deus, conto com todos.” Expressou sua gratidão a Dom José Aparecido e Monsenhor Giovani Carlos pelo testemunho de sacerdote. O Monsenhor Giovani também expressou seus agradecimentos destacando quatro momentos, em que os olhos do padre Thaisson “brilharam” quando distribuiu as Cestas básicas em meio a pandemia na comunidade São Pio, primeira unção dos enfermos, a primeira confissão e a primeira missa e em seguida agradeceu o carinho a Dom José pela paróquia São Miguel Arcanjo.

A comentarista,Zeuni, em nome da comunidade acolheu padre Thaisson e expressou o agradecimento ao Bispo em confiar ao padre esta missão e convidou a comunidade a rezar uma ave-maria. A celebração finaliza com a leitura da ata de posse e os ritos finais.

 

 

                                 

Texto Suzana – PasCom – PSMA

2020-09-04T12:40:51-03:0004/09/2020|