Missa do Santo Crisma é celebrado nesta sexta-feira, 31/07

A celebração do Santo Crisma, tradicionalmente é celebrada na quinta-feira Santa, e reúne todo o clero de Brasília para realizar a renovação dos votos sacerdotais e a benção dos Santos Óleos que são usados nos batismos, unção dos enfermos e Crismas em todas as paróquias de Brasília.

Este ano, devido a pandemia, a celebração será amanh, 31/07, às 10h00 na Catedral de Brasília.  Devido às restrições de aglomeração, estará presente apenas os Membros do Colégio dos Consultores, os Vigários Episcopais delegados, o Pároco da Catedral, os Reitores dos Seminários, os Coordenadores de Setor, o Coordenador dos Diáconos permanentes e uma representante da vida religiosa feminina.

 

A Santa Missa será transmitida pelo FaceBook e YouTube da Arquidiocese de Brasília e pela Rádio Nova Aliança, 710 AM.

 

 

Benção dos óleos

A origem da unção com os óleos vêm do Antigo Testamento.  A época, o óleo era utilizado para consagrar os reis, sacerdotes e profetas. Há trechos na Bíblia onde o óleo é usado para aliviar a dor (parábola do bom samaritano), acender lâmpadas (parábola das virgens) e, também, como sinal de abundância fraterna.

Atualmente, o Santo Óleo é utilizado no Crisma, Batismo e enfermos. A bênção acontece na quinta-feira Santa para marcar a celebração da última missa antes do Tríduo Pascal.

A Diocese de Santo André explica resumidamente o significado de cada óleo.

Óleo do Crisma

Significa a plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo também usado no sacramento da ordem, (Sacerdotes) para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos. A cor que representa este óleo é o branco ouro.

Óleo dos Catecúmenos

Significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, libertação e preparação para o nascimento pela água e pelo Espírito, para os que irão receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. A cor é vermelha.

Óleo dos Enfermos

É usado no sacramento dos enfermos, conhecido como “extrema-unção”. Ele simboliza a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa na doença e no sofrimento, ao mesmo tempo, em que tem todo um significado de preparação da passagem desta vida para a vida eterna. A cor é roxa.

2020-07-30T20:28:29-03:0030/07/2020|