Missa em homenagem a Dom Bosco será celebrada no dia 31

A Igreja de Brasília se reunirá na Catedral Metropolitana, no dia 31 de janeiro, às 12h15, para homenagear o Santo do Dia, São João Bosco, Co-Padroeiro d Brasília, e louvar a Deus pelas graças obtidas pela intercessão deste servo do Senhor.

As comemorações pelo Dia de Dom Bosco, como é carinhosamente conhecido, este ano têm um significado mais que especial, em razão das comemorações do Ano Jubilar Arquidiocesano.

Mais que um intercessor, Dom Bosco sonhou e profetizou a edificação da cidade de Brasília no local onde se encontra.

Por essa razão, somos todos convidados a participarmos, com alegria, dessa celebração em memória litúrgica ao aniversário de morte de São João Bosco.

Venha prestar sua homenagem a Dom Bosco.


Biografia

João Belchior Bosco nasceu em 15 de agosto de 1815, na Itália. Foi ordenado sacerdote em 1841, aos 26 anos.

Foi um homem de muita fé, oração e dedicação aos jovens, principalmente aos pobres e abandonados. Por esta razão passou a ser proclamado “Pai e Mestre da Juventude”.

Conta-se que o religioso, desde muito pequeno, teve diversas revelações, a partir de sonhos proféticos, que se realizariam dias, semanas, anos e até um século depois. Entre as revelações estavam a morte de personalidade, conhecidos, colegas e até a localização da construção da nova capital do Brasil, Brasília.

Dom Bosco faleceu em 31 de janeiro de 1888, aos 72 anos, na cidade de Turim, na Itália. E em 1934 foi canonizado pelo Papa Pio XI.

 

Relíquia permanente

O Santuário Dom Bosco, localizado na Asa Sul, recebeu em 2017 a relíquia permanente de São João Bosco. O presente — uma réplica fidedigna da urna que fica em Turim, na Itália, e contém a estátua de Dom Bosco em tamanho real e um pedaço de osso do braço direito, com o qual o santo abençoava a todos que dele se aproximavam — foi um presente do Reito-mor da Congregação Salesiana, padre Ângel Fernández Artime.

A forte ligação de São João Bosco com a capital federal foi o motivo de Brasília ter sido presenteada com a relíquia. No Santuário, uma cripta foi construída em seu subsolo e lá a urna fica exposta para visitação.  O Santuário possui também uma sala que com projeção que relata a vida do santo salesiano.

Antes de sua chegada à Capital Federal, a urna com a relíquia insigne e a estátua de Dom Bosco iniciou, em 2009, a peregrinação pelo mundo todo, passando por cada um dos cinco continentes com presença Salesiana, em celebração aos 150 anos de fundação da Congregação Salesiana e em preparação ao Bicentenário do Nascimento de Dom Bosco. No Brasil, as relíquias passaram pelas cinco regiões entre 2009 e 2010.

Somente ao final das visitações, em agosto de 2015, quando eram preparadas, no Brasil, as comemorações para o Bicentenário do nascimento de Dom Bosco, foi divulgada a informação que Brasília teria a honra de ficar com a Relíquia insigne de Dom Bosco.

Desde então, iniciou-se o processo de oficialização do processo de permanência da relíquia em território brasileiro.

 

Brasília, a Capital dos sonhos de dom Bosco

Segundo Dom Bosco, havia um pedaço de terra – entre os paralelos 15º e 20º – próximo a um lago, mais precisamente uma depressão, que seria a terra prometida, que jorraria leite e mel.

Inexplicavelmente, neste mesmo lugar surgiu Brasília. Por essa razão, Dom Bosco acabou sendo coroado como Padroeiro da Capital Federal. E para homenagear o Santo, no exato ponto onde passa o paralelo de 15º foi construída a Ermida Dom Bosco.

 

Paróquias dedicadas ao Santo em Brasília:

Santuário Dom Bosco
SEPS 702 Bloco B s/nº, Asa Sul, W3
Informações: 3223-6542

 

Paróquia São João Bosco
3º Avenida, Praça Padre Roque módulo 3, Núcleo Bandeirante
Informações: 3552-0876

 

Oração a São João Bosco para alcançar uma graça

Necessitando de especial auxílio, com grande confiança recorro a vós, ó São João Bosco. Preciso não só de graças espirituais, mas também de graças temporais, e principalmente (pequena pausa para pedir a graça que se deseja). Vós, que tivestes tanta devoção a Jesus Sacramentado e a Maria Auxiliadora, e que tanto vos compadecestes das desventuras humanas, alcançai-me de Jesus e de sua celeste Mãe a graça que vos peço, e mais: resignação inteira à vontade de Deus.

 

Oração a São João Bosco pelos jovens

Ó São João Bosco, que de forma incansável doastes toda sua vida ao bem e a salvação da juventude, merecendo ser chamado pela Igreja de “pai e mestre dos adolescentes”. Cientes de serem os adolescentes e jovens a porção mais delicada da sociedade; reconhecendo as particulares necessidades que os envolvem nesta importante etapa de desenvolvimento na vida; desejosos de que alcancem um sadio e completo amadurecimento que os fortaleça na fé e lhes assegure uma inserção positiva e cidadã na sociedade; recorremos à vossa especial intercessão, ó Dom Bosco, para que alcance de Deus nosso Pai as graças de que tanto necessitam. Vos pedimos, ó Dom Bosco, pelos adolescentes e jovens das nossas famílias, por todos aqueles que vivem em situação de maior pobreza ou exposição aos vícios, por aqueles que ingressam no mundo do trabalho, pelos que, desassistidos ou desorientados, entraram no caminho infracional e estão privados de sua liberdade; enfim, por todos aqueles que tanto amastes e aos quais dedicastes a sua vida até o seu último respiro. Que a proteção da Virgem Auxiliadora, que recebestes como Mãe e Mestra, e a vossa intercessão, ó querido Dom Bosco, amparem e assistam à juventude e a todos nós que acorremos a vós com especial devoção. Rezar: Ave-Maria, Pai Nosso e Glória ao Pai.

 

Por Gislene Ribeiro

2020-01-17T16:33:39+00:0017/01/2020|