Missa Solene em honra a São Camilo de Lellis (14/7)

Hoje (14), a igreja celebra o dia de São Camillo de Lellis, patrono dos enfermos.

Na Arquidiocese de Brasília, a paróquia que leva o nome do Santo, localizada na Asa Sul, celebrará o dia do padroeiro com missa solene às 19h00 e será presidida por Dom Fernando Guimarães, Arcebispo Ordinário Militar. A celebração será transmitida pelo cana do YouTube.

 

Clique aqui para acompanhar a missa em honra a São Camilo de Lellis.

 

 

A Paróquia São Camilo de Lellis

No dia 18 de Novembro de 1979, a Paróquia São Camilo, no Distrito Federal, iniciava suas atividades sob a orientação do Pe. Giorgio Davanzo. Ela foi desmembrada das paróquias Dom Bosco, dos padres Salesianos e da Paróquia Santa Cruz dos padres Estigmatinos. Sua localização se encontra entre as quadras 303/304 da Asa Sul no Plano Piloto.

O início das atividades religiosas, ou seja, as missas dominicais, deu-se embaixo dos blocos das referidas quadras 303/304 sul. Alí Pe. Giorgio e Pe. Novarino Brusco, ao celebrarem a Eucaristia, angariavam a simpatia do povo desta região, e com muito esforço e dedicação, construíram a primeira Capela, que mais tarde, com o trabalho de todos, daria lugar ao templo atual.

O Pe. Giorgio Davanzo, junto com os religiosos da comunidade, assumiu neste mesmo tempo a coordenação da Pastoral da Saúde na Arquidiocese de Brasília. Pastoral da Saúde e as atividades paroquiais se juntaram no mesmo trabalho dos padres Ministros dos Enfermos. É bom que se diga que desde o início destas atividades paroquiais vieram em nosso socorro muitas pessoas dedicadas e generosas destas duas quadras e demais localidades de Brasília.

O trabalho pastoral foi crescendo sempre mais pelo fato de que o número das famílias também foi crescendo e era preciso atender não só os casais, mas também os seus filhos e netos. Para este atendimento pastoral surgiram os vários grupos de jovens, adolescentes e a pastoral da catequese, de primeira comunhão e de crisma. (http://saocamilobsb.com.br/a-paroquia/)

 

Pastoral da Saúde no DF

A Pastoral da Saúde, na Arquidiocese de Brasília, foi criada em 18 de novembro de 1979, integrante das Pastorais Sociais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Atuante em âmbito nacional e com referência internacional, a Pastoral tem por objetivo promover, educar, preservar, cuidar, defender, recuperar e celebrar a vida, realizando também ações em prol de uma vida saudável e plena de todo povo de Deus, tornando presente, no mundo de hoje, a ação libertadora de Cristo na área da saúde.

Aqui na Arquidiocese de Brasília, a pastoral promove adorações, vigílias, campanhas, encontros de capacitações para membros e manhãs de orações para fortalecimento espiritual do grupo. Além disso, há as missas da Saúde com a participação dos enfermos assistidos nas casas.

Atualmente, a Pastoral da Saúde está presente em 70 paróquias do Distrito Federal.

Para saber mais sobre os encontros e as atividades,  procurar a secretaria paroquial de sua comunidade.

 

Com informações da pastoral da Saúde Nacional

 

 

 

Leia também:

2020-07-14T10:34:21-03:0014/07/2020|