Movimento Segue-me comemora 40 anos de fundação com Santa Missa neste domingo

O Conselho Arquidiocesano do Segue-me Brasília convida a todos a participarem neste domingo, dia 31/03, da Missa em Ação de Graças pelos 40 anos de existência do movimento.

A celebração está marcada para as 10h30, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. De acordo com a organização, cerca de mil jovens devem participar da comemoração.

O Segue-me é um movimento nacional de jovens e casais da Igreja. Uma versão brasiliense do Encontro de Jovens com Cristo (EJC), criado pelo Pe. Alfonso Pastore, em São Paulo.

Oficialmente, o Segue-me foi fundado no ano de 1979, na Paróquia do Divino Espírito Santo, do Guará II, sob a orientação do Pe. Antonio Chirulli e moldes do EJC. E no decorrer dos anos, foi implantado em outras paróquias de Brasília e em outros estados.

Já a expressão que nomeia o grupo é tirada da Sagrada Escritura e inspirada na vocação de Mateus: “partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado no telônio e disse-lhe: ‘Segue-me’ – e ele levantou-se e seguiu-O” (Mt 9,9).

Além dos encontros paroquiais e arquidiocesanos, os seguidores participam de várias atividades propostas pelo Movimento, como Adoração Perpétua, Retiro Arquidiocesano, eventos de etapa interna, Festival de Musica – FEMUS – e Campeonatos Esportivos.

Para manter a integração, fé, conhecimento e unidade, essenciais para nutrir os 40 anos de existência do movimento, são realizadas várias formações no decorrer do ano sobre diversos assuntos. E cada paróquia, através do seu grupo dirigente e as equipes de acompanhamento, é responsável por formar seus Seguidores e Seguimistas durante todo o ano.

Os interessados em ingressar no movimento Segue-me, devem ter entre 16 e 23 anos. O passo seguinte é procurar uma paróquia que tenha o movimento e, logo após, entrar em contato com a equipe dirigente para saber as datas de preenchimento de fichas para a realização do encontro.

Já o padre que pretenda implantar o Movimento Segue-me em sua paróquia, deve encaminhar correspondência ao Conselho Arquidiocesano do Segue-me, solicitando autorização para fazê-lo e pedindo o encaminhamento de uma cópia do Documento Básico Normativo do Segue-me – DBNS – aprovado pela Arquidiocese de Brasília – a fim de conhecer, detalhadamente, a sistemática adotada pelo movimento e avaliar as condições para implantação na paróquia e as responsabilidades decorrentes dessa implantação.

– Para conhecer mais sobre o Movimento Segue-me, clique aqui.

 

Informações:
Local: Catedral Metropolitana de Brasília
Endereço: Esplanada dos Ministérios
Facebook: https://www.facebook.com/portalsegueme/
Email: Cassia.publicidade@globomail.com – Coordenadora: Cássia Dantas

 

Por Gislene Ribeiro

2019-03-29T17:22:56-03:0029/03/2019|