NOSSA SENHORA NA VIDA DO SEMINARISTA – FESTA DA PADROEIRA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA 2021

No dia 13 de maio celebramos a Virgem de Fátima. No nosso seminário, Nossa Sra. de Fátima, em decorrência do seu patronato, será uma grande solenidade! É muito significativo que na casa onde são gestados os futuros sacerdotes da Igreja se tenha Maria como Intercessora, Colaboradora, Mãe e Mestra. Como discípulos de Jesus Cristo, procuramos em tudo imitar o Senhor e cultivar dentro do coração aquele ardente desejo que nos impele à missão de salvar almas. Nesse caminho, inúmeras vezes, recorremos ao materno auxílio de Nossa Senhora para viver as virtudes necessárias da nossa condição.

Guiados pelos padres formadores e pelo Espírito Santo que habita no interior da alma de todo batizado, buscamos fomentar uma vivência fecunda da Palavra, da espiritualidade cristã, da fraternidade, do estudo e da oração. Temos em Maria um Modelo seguro de humanidade totalmente submetida e ordenada a Deus, que ao longo dos séculos tornou-se doçura para os santos e inspiração dos devotos. Nossa Senhora se deixou conduzir através de uma fé inabalável, num chamado que se realizou pelo serviço, pela fé e o silêncio, inspirados no seu testemunho nos esforçamos para nos mantermos fiéis aos mandamentos divinos.

As qualidades marianas são importantíssimas para a manutenção da vocação. A confiança que Maria demonstra possuir em Deus, sua capacidade de esperar Nele, é tão eloquente quanto seu próprio ato de silenciar. Na verdade, um é consequência do outro.  Quem confia possui fé e quem tem fé espera sem atribular-se. Do mesmo modo, não houve e nem haverá um silêncio tão expressivo e evangelizador que aquele da Virgem Santíssima aos pés da cruz. Um silêncio fecundo e impregnado de toda riqueza contida nas Escrituras. De forma que ter Maria como modelo de santidade é deixar-se influenciar pela sua atitude de entrega ao Divino Hóspede, superando toda a aridez espiritual e esmorecimento. É ter nela o exemplo mais eficiente de uma autêntica vontade dirigida ao Sumo Bem, nunca colocada à serviço próprio, mas para o engrandecimento do seu Filho e da Igreja. Em nossa casa, a imagem da Virgem fica ao lado do crucificado, dentro de nossa capela. Ver Nossa Senhora debaixo da sombra da cruz de Jesus deve nos recordar que somos homens de serviço, de fé, do sacrifício, do silêncio e da oração.

Na próxima quinta-feira nossa casa será uma pequena Fátima. Estaremos todos reunidos em torno do Senhor, unidos pelo desejo de servi-lo e honrá-lo e Nossa Senhora em sua alvura e beleza estará conosco. Que a Virgem Santa de Fátima interceda por nossas vidas e vocações!

 

Seminarista Roberto César

2021-05-13T11:21:44-03:0012/05/2021|