Novas narrativas é o tema da #ConexãoPascom

Hoje, 20 de julho, às 20h, acontece a terceira Conexão Pascom. Para este momento formativo, o convidado é o vice-reitor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos e doutor em Ciências da Comunicação, Pe. Pedro Gilberto Gomes, sj, que reflete o tema NOVAS NARRATIVAS PARA NOVOS TEMPOS NA COMUNICAÇÃO. A transmissão será feita pelo canal do YouTube e pelo Facebook.

Trabalhar as narrativas nos vem como um apelo do Papa Francisco na mensagem para o 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Diante das novas realidades comunicacionais que já se apresentavam e se acentuaram com a pandemia do coronavírus, quais são as narrativas que precisam ser valorizadas? Na mensagem para o dia mundial, de 2020, o Papa Francisco alerta que

“numa época em que a falsificação é cada vez mais sofisticada e alcança níveis exponenciais (o deepfake), precisamos de sabedoria para receber e criar relatos belos, verdadeiras e bons. Necessitamos de coragem para rejeitar os falsos e malvados. Precisamos de paciência e discernimento para redescobrir histórias que nos ajudem a não perder o fio, no meio das inúmeras dilacerações de hoje; histórias que tragam à luz a verdade daquilo que somos, mesmo na heroicidade ignorada da vida cotidiana.”

Prof. Dr. Padre Pedro Gilberto Gomes SJ

Professor da Escola da Indústria Criativa da Unisinos. Vice-Reitor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. É Diretor da Editora Unisinos.

Pe. Pedro é mestre e doutor em Ciências da Comunicação – área de Jornalismo e Editoração – pela Universidade de São Paulo (USP).

Desde 1989, professor da Universidade, escreveu diversos livros sobre comunicação. Seu último livro: Dos meios às mediações, um conceito em evolução. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2017. Integra o Conselho Superior da Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS.

Na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos desempenhou a função de Vice-Reitor, de Pró-Reitor de Ensino e Pesquisa, foi chefe do Departamento de Jornalismo, coordenador do curso de Jornalismo, membro da coordenação do Programa de Pós-Graduação de Ciências da Comunicação e diretor do Centro de Ciências da Comunicação.

Foi secretário da União Católica da Imprensa. Vice-presidente e presidente da Association Catholique Internationale des Enseignants des Sciences Techniques de l’Information (Aciesti). Presidente, em dois mandatos (1987/1988 e 1992/1993), da União Brasileira de Comunicação Social (UCBC). Foi membro do Comitê Acadêmico da Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, no triênio 1999/2002. Recebeu o Prêmio Luiz Beltrão na categoria “Liderança Emergente”, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, em 1998. Foi assessor de comunicação social da Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina – CPAL.

 

Pascom Brasil

2020-07-20T12:24:36-03:0020/07/2020|