Seminário Nossa Senhora de Fátima e a FATEO promovem Semana Filosófica

A Igreja sempre esteve preocupada com o desenvolvimento intelectual da sociedade e, por isso, sempre teve na filosofia uma das asas que fazem alçar o homem a presença de Deus e ao conviver bem na sociedade. O Papa São João Paulo II afirmou, em sua Encíclica Fides et Ratio que Igreja “vê, na filosofia, o caminho para conhecer verdades fundamentais relativas à existência do homem. Ao mesmo tempo, considera a filosofia uma ajuda indispensável para aprofundar a compreensão da fé e comunicar a verdade do Evangelho a quantos não a conhecem ainda.”

Neste sentido, o Seminário Nossa Senhora de Fátima e a FATEO promovem, entre os dias 3 e 6 de novembro, a Semana Filosófica que, este ano, terá como tema “Literatura: epílogo da vida humana – abordagens filosóficas de literatura contemporânea” Abaixo você pode conferir as informações deste evento:

A literatura amplia o universo pessoal e incita novos modos de concebê-lo e organizá-lo. Com isso, é possível abordá-la pelo método filosófico, como também a partir dela traçar perspectivas filosóficas. Com o tema Literatura: epílogo da vida humana – abordagens filosóficas de literatura contemporânea, nossos conferencistas irão propor reflexões filosóficas a partir do universo literário.

Conferencistas:

Prof. Pe. Cássio Selaimen Dalpiaz  – Licenciado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa (UFRS). Graduação em Filosofia e Teologia pelo Seminário Redemptoris Mater. Sua apresentação visa traçar paralelos entre a literatura de Tolkien e a filosofia.

 

Prof. Dr. Pe. Scott Randall Paine (UnB) – Professor Associado IV da Universidade de Brasília e pesquisador da mesma instituição, com estudos na Universidade de Chicago (1970-71), graduação em Classical Antiquities (Latim e Literatura Latina) pela Universidade de Kansas, EUA (1974), graduações separadas em Filosofia e Teologia, seguidas por mestrado (1982) e doutorado (1988) em Filosofia pela Universidade Pontifícia de Tomás de Aquino em Roma. Livro publicado nos Estados Unidos sobre o pensamento de G.K. Chesterton em 1999, com tradução portuguesa lançada no Brasil em 2008. Sua conferência discute princípios de Filosofia, Teologia e Doutrina Social na obra literária de G.K.Chesterton.

 

Prof. Dr. Marcos Aurélio Fernandes (UnB) – Possui graduação em Filosofia pela Universidade São Francisco (1991), mestrado em Filosofia – Pontifício Ateneu Antonianum (2000) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Antonianum (2003). É professor adjunto da Universidade de Brasília. O professor abordará o pensamento fenomenológico a partir da obra “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa.

Data: 03 a 06 de novembro.

Modo: O evento será presencial para os alunos de Filosofia e Teologia da FATEO; e remoto com transmissão ao vivo para demais interessados.

As inscrições e a participação serão gratuitas. A emissão de certificado para os participantes em modo remoto ocorrerá mediante o pagamento de uma taxa de R$20,00.

Inscrições: A partir de 13 de outubro a 01 de novembro, no link abaixo.

www.fateo.edu.br