Obras-primas das coleções pontifícias acompanhadas pelas palavras dos Papas.

Museus Vaticanos. Verdadeiramente ressuscitou!

“Anunciar Cristo significa mostrar que acreditar Nele e segui-Lo não é somente uma coisa verdadeira e justa, mas também bela. O coração do Evangelho é a beleza do amor salvífico de Deus manifestado em Jesus Cristo morto e ressuscitado”. Inspirada por essas palavras de Francisco, prossegue a colaboração entre os Museus Vaticanos e o Vatican News: as obras-primas das coleções pontifícias acompanhadas pelas palavras dos Papas.

 

Manufatura flamenga, Bruxelas, ateliê de Pieter van Aelst (m. Bruxelas 1532); desenho da escola de Raffaello Sanzio (Urbino 1483 – Roma 1520), A Ressurreição, tapeçaria, 1525 – 1531, © Musei Vaticani

A tapeçaria faz parte de uma das séries mais preciosas das coleções dos Museus Vaticanos, também chamada Escola Nova ou Vida de Cristo, realizada em Bruxelas no ateliê de Pieter Van Aelst entre 1524 e 1531 segundo modelos dos aprendizes de Raffaello. A Escola Nova foi provavelmente realizada para ser exposta por ocasião dos consistórios papais durante os períodos do Natal e da Páscoa. Na tapeçaria, uma das maiores por dimensões entre aqueles presentes nas galerias pontifícias, devido a um jogo de perspectiva, os olhos de Cristo e a pedra do túmulo seguem o espectador da direita à esquerda.

“Cristo, o Senhor, verdadeiramente ressuscitou. Nós também, Irmãos e Filhos, nós também ressuscitaremos! Estremece a voz ao proferir semelhante superlativa profecia; não estremeça a fé, se com coração puro e sincero nós «fizermos a Páscoa», isto é, nos nutrirmos da carne e do sangue de Cristo, que Ele na eucaristia nos oferece, porque de tal alimento se nutriu: «Eu, disse Ele, o ressuscitarei no último dia». A ressurreição de Cristo se reflete hoje na esperança, amanhã numa metamórfica realidade.”

(Paulo VI – Urbi et Orbi – 18 de abril de 1976)

 

#abelezanosune
instagram: @vaticanmuseums @vaticannews @vaticannewspt
facebook: @vaticannews
aos cuidados de Paolo Ondarza

Fonte: Vatican News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *