Ordenação Presbiteral 2021 é dia 12 de junho

No próximo sábado,  12 de junho, os diáconos  Mikaill Coaglio Silva Lucas , Luciano Ferri Pires, Carlos Domingo Flores Martínez, Jhon Aldwin Pabón Ocampo, Vanja Ćorković, Paulo César Quaresma de Souza, Daltair Felippe Rodrigues de Souza, Wellington dos Santos Ribeiro, Raimundo Nonato Oliveira Coêlho Filho Lucas Tadeu serão ordenados presbíteros. A celebração será presidida por Dom Paulo Cezar, arcebispo de Brasília, e acontecerá no Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, às 9h00.

 

A celebração de ordenação presbiteral terá número restrito de participantes em decorrência da covid-19 e obedecerá a todas as regras de prevenção da doença, como o uso obrigatório de máscara e o distanciamento social. A Assessoria de Comunicação da Arquidiocese  irá realizar a transmissão da celebração através dos perfis oficiais da Arquidiocese Brasília  (FaceBook e YouTube @arqbrasilia). Também haverá transmissão pela TV Canção Nova Brasília e pelas ondas da Rádio Nova Aliança.

 

CONHEÇA OS DIACONOS ORDENANTES 

 

Diacono Raimundo

Paróquia São José – Santa Maria Sul

Porque Padre? Porque, foi um chamado de Deus, a qual me senti acolhido por Deus e pela Igreja. E também, fazer de Deus é desafio muito grande nos dias hoje, e o mundo precisa reconhecer que Cristo é o maior guia espiritual. E esse papel é o papel de um futuro sacerdote, acolher os necessitados de um alimento espiritual sólido, que o próprio Cristo.

Minha expectativa é no primeiro momento, celebrar minha primeira missa. E depois está disposição da Igreja de Brasília.

A única coisa que sabemos que nosso Arcebispo Dom Paulo Cezar Costa, me falou, que a provisão sairá em julho.

Lema Sacerdotal: “O meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviu” (João 4,34).

 

Jhon Aldwin Pabón Ocampo

Paróquia em que está: Santa Mãe de Deus de Santa Maria.

De qual paróquia de origem? Madre del Salvador, Itagüí, Colombia.

Porque Padre? Porque por meio desta vocação Deus salvou a minha vida de modo bastante preciso. Também me permitiu descobrir o amor e a misericórdia na Igreja e me deu um caminho de fé para crescer na santidade no caminho neocatecumenal. Então mais que uma escolha minha foi um resgatar de Deus. Eu lhe dou a minha vida por gratidão a tudo o recebido.

Qual sua expectativa após a ordenação? Poder viver a missão que Deus me der em obediência ao bispo, mantendo no meu coração a disponibilidade para a missão em qualquer parte do mundo, onde for preciso.

Para aonde irá? A todas partes, como disse na resposta anterior.

Qual lema sacerdotal? Mais que um lema e um pensamentos que resume a minha resposta a Deus: “todo por gratitud” (“tudo por gratidão”).

 

Nome: Luciano Ferri Pires

Paróquia em que está: Paróquia Nossa Senhora da Assunção – Águas Claras/DF
De qual paróquia veio?: Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio – Osório/RS
Porque Padre?: A resposta parte de um chamado que Deus me fez, sobretudo porque experimentei na minha vida o amor de Deus através de muitos padres itinerantes que conheci ao longo da minha história. O Senhor me chamou desde cedo dentro de uma comunidade do Caminho Neocatecumenal onde pude me sentir perdoado e amado por Cristo. Essa realidade transformou minha vida ao ponto de também entregá-la ao Senhor.
Qual sua expectativa após a ordenação?
Poder ser fiel ao Senhor todos os dias da minha vida, mesmo sabendo da minha precariedade; sempre disposto a fazer a vontade de Deus, pois já experimentei muitas vezes que, sem dúvida, é a melhor forma de ser realmente feliz e de fazer com que outras pessoas possam se encontrar com Jesus Cristo: Caminho, Verdade e Vida.

Para onde irá? A todas as partes, onde Deus me enviar!

Qual lema sacerdotal?
Mais que um lema é uma passagem do evangelho de Mateus que me acompanha já faz algum tempo que diz: “Segui-me e eu vos farei pescadores de homens”. (Mt 4, 19)
Experimentei ser “pescado” pelo Senhor e hoje Ele me chama a anunciar esse amor capaz de transformar vidas.

 

 

Mikaill Coaglio Silva Lucas

 

Me chamo Mikaill Coaglio Silva Lucas, sou natural de Belo Horizonte MG, da paróquia São Vicente de Paulo.
Atualmente exerço meu ministério diaconal na Arquidiocese de Brasília na Paróquia Santo Antônio – Ceilândia Sul.
A partir do momento que percebi que a única alegria e o maior bem da vida estava em servir ao próximo; dar a vida sem reservas e sem esperar nada em troca, então decidi ser padre. Eu já trabalhava, tinha meu salário, porém havia um vazio dentro de mim. Vazio que foi preenchido em um encontro com Cristo a partir da necessidade do próximo. Percebi também que ser apegado aos bens materiais não me levaria ao maior Amor que é Jesus Cristo.
Após a ordenação me deixarei ser guiado pelo Espírito Santo. Ele sabe qual o melhor lugar que devo estar. Deixar-me surpreender por Cristo a cada dia.
Um lema sacerdotal que espero exercer com a graça e auxílio de Deus é: “Já não sou eu que vivo, mas Cristo que vive em mim.”

 

 CARLOS DOMINGO FLORES MARTÍNEZ.


Paróquia em que está: CRISTO REI, Ceilândia Sul.
De qual paróquia veio?: NUESTRA SEÑORA REFUGIO DE PECADORES

Por que Padre?: Cristo me chamou a conhecer Ele, o seu amor, que é Senhor, dentro de uma Iniciação cristã de adultos com uma pequena Comunidade. O Senhor me concedeu o reconhecer minhas faltas, sentirme perdoado por Deus, pedir perdão aos meus pais, a meu irmão, experimentar o perdão e amor deles.
Nesta obra do Senhor de ir reconstruindo minha vida, me fez o chamado a esta vocação e com a ajuda da sua Igreja posso dizer como o Salmo: “Aqui estou Senhor”.
Qual sua expectativa após a ordenação?: Tenho 10 anos que fui enviado a esta querida nação e Cristo tem sido muito bom comigo. Ao sair em Missão em outro Estado e ao sair do seminário pra a paróquia o amor de Deus e dos irmãos nunca me faltaram. Vejo que o Senhor me precede sempre. Tenho a experiêcia da alegria que deixa o não viver para si.
Para onde irá?
Para onde Cristo queira.
Qual lema sacerdotal?
Nenhum. O que eu tenho experimentado é que Deus tem poder de tirar do lixo o indigente e assentá-lo com os príncipes.

 

 Paulo César Quaresma de Souza


Paróquia em que está: São Pio de Pietrelcina, Sudoeste
De qual paróquia veio?: Santuário Nossa Senhora do Rosário, Mogi Guaçu -SP
Porque Padre?: O que tenho experimentado em todos esses anos, é que Cristo tem dado a vida por mim, como diz São Paulo aos Corintios: “E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou” (2 Cor 5,15). Eu experimentei viver para mim mesmo e não fui feliz, vivia na tristeza. A partir do momento que respondi ao chamado do Senhor em minha vida pude experimentar a felicidade, mesmo na pobreza, em não ter nada; na missão a alegria do anúncio do Ressuscitado e a comunhão com o outro faz com que experimente ter alegria dentro de mim, isto é, ter vida. E é isto o que me impulsiona no sacerdócio, levar um sentido as pessoas, levar a vida a tantas pessoas que estão imersas na morte, no pecado e poder anunciar o amor, que Cristo vem e nos salva!
Qual sua expectativa após a ordenação? Surpreender-me pelo Senhor a cada dia.
Para onde irá? A todas as partes, isto é, onde a Igreja me enviar. Somos diocesanos e missionários. A qualquer parte do mundo, pois como diz Cristo: EU estarei convosco!
Qual lema sacerdotal? O próprio lema da ordenação “Sacerdote fiel e misericordioso” (Hb 2,17). São duas qualidades que pela graça do Espírito Santo, espero obter: a fidelidade a Cristo e sua Igreja, e o agir sempre na misericórdia, pois é isto o que tenho experimentado todos esses anos na missa minha, misericórdia sobre misericórdia.

 

Vanja Ćorković


Paróquia em que está: Cristo Redentor, Taguatinga Norte
De qual paróquia veio?: São Jerônimo, Zagreb, Croácia
Porque Padre?: Quando me anunciaram o Querigma, que Deus me ama como sou, realmente me senti amado e quero anunciar para outras pessoas que não conhecem o amor de Deus. Ele me chamou e eu respondi sim.
Qual lema sacerdotal? “Para que tenham vida e a tenham em abundância.” Jo 10,10

 

 Daltair

Paróquia em que está: Nossa Senhora do Lago

De qual paróquia de origem? São Vicente de Paulo (Taguatinga)

Qual lema sacerdotal? Sacerdote Misericordioso e Fiel (Hb 2,17)

Permanecei no meu amor (Jo 15,9) Lema Diaconal

 

Lucas Tadeu

Paróquia em que está: Sagrada Família (Taguatinga Norte)

De qual paróquia de origem? Nossa Senhora da Divina Providência (Santa Maria)

Qual lema sacerdotal? Sacerdote Misericordioso e Fiel (Hb 2,17)

Quem quiser me seguir, venha após mim, e onde eu estiver, ali estará o meu servo. (Jo 12,26) Lema Diaconal

 

 Wellington

Paróquia em que está: Paróquia São Francisco e Santa Clara (Jardim Botânico)

De qual paróquia de origem? Paróquia Divino Espírito Santo (Planaltina)

Qual lema sacerdotal? Sacerdote Misericordioso e Fiel (Hb 2,17)

Anunciarei o Teu nome aos meus irmãos. (Sl 22,23) Lema Diaconal

 

 

 

2021-09-08T09:55:29-03:0010/06/2021|