Os Vicentinos serão homenageados pela Câmara Legislativa em sessão solene remota

Os Vicentinos serão homenageados pela Câmara Legislativa em sessão solene remota na próxima quinta (7/10), às 10h, e será transmitido ao vivo pela TV Web CLDF e pelo canal da Casa no YouTube.

A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) é uma organização civil de leigos, homens e mulheres, dedicada ao trabalho cristão de Caridade. Foi criada em 23 de abril de 1833, em Paris, na França, por um grupo de 6 jovens universitários católicos e um senhor mais velho, com o objetivo de aliviar o sofrimento das pessoas vulneráveis e fortalecer a fé de seus membros. Rapidamente a Sociedade espalhou-se pelo mundo e já está presente em 150 países.

Em seu trabalho caritativo auxilia diariamente cerca de 30 milhões de pessoas, por meio da dedicação dos cerca de 800 mil voluntários que formam a SSVP.

Internacionalmente, a Sociedade de São Vicente de Paulo é membro da Organização das Nações Unidas, participando do Conselho Econômico e Social (Ecosoc).

No Brasil, a instituição foi fundada em 1872. No nosso país são aproximadamente 153 mil membros, também conhecidos como confrades (homens) e consócias (mulheres). Aqui a instituição mantém creches, escolas, projetos sociais, lares de idosos, e contato semanal com cerca de 74 mil famílias em necessidade.

Essa atuação foi reconhecida com o prêmio “Direitos Humanos – categoria idosos”, oferecido pelo governo federal e também com o recebimento, em 2013, da Medalha do Mérito Legislativo, oferecida pela Câmara dos Deputados.

 

Na Arquidiocese de Brasília, a pastoral assiste famílias em situações emergenciais provendo alimentos, roupas e remédios, além disso, a Sociedade de São Vicente de Paulo procura encontrar formas de promoção das pessoas que ajuda.

O evento é de iniciativa do deputado distrital João Cardoso (Avante).

 

Com informações da ssvpbrasil.org.br
2021-10-06T18:27:55-03:0006/10/2021|