Papa envia Telegrama de pesar pela morte de Dom Falcão

Na manhã desta segunda-feira (27) a Sala de Imprensa da Santa Sé publicou o telegrama de condolências enviado pelo Papa Francisco pela morte do cardeal emérito de Brasília Dom José Freire Falcão, ocorrido na noite de 26 de setembro.

O telegrama foi enviado ao Arcebispo de Brasília Dom Paulo Cezar Costa no qual o Santo Padre manifesta seu “pesar pela notícia do falecimento do Cardeal José Freire Falcão” e  continua “desejo expressar minha união em oração com a arquidiocese de Brasília, a família do defunto e quantos choram a sua morte”.

O Papa ainda acrescenta: “Confio à misericórdia de Deus o amado Cardeal, recordando-me da sua preciosa colaboração nos diferentes organismos da Santa Sé e dos meus encontros com este pastor apaixonado pela evangelização. Ele era solícito em colocar os dons recebidos do Senhor ao serviço do Povo de Deus e dos seus irmãos Bispos sobretudo nos anos que o viram presidente da Conferência Episcopal”. “Dou graças ao Pai do Céu pelo seu ministério episcopal em que ele se prodigalizou com generosidade conduzindo pelos caminhos do Evangelho o povo que lhe fora confiado, com o mesmo zelo com que realizara os seus serviços precedentes”.

“Enquanto confio à materna proteção da Virgem Maria os seus doridos bem como o Senhor Arcebispo, quantos o coadjuvam no seu ministério e todos os fiéis da Arquidiocese, de coração lhes concedo extensiva aos participantes nas exéquias confortadora Bênção Apostólica”.

Telegramma del Santo Padre per la morte dell’Em.mo Card. José Freire Falcão, 27.09.2021

 

Pubblichiamo di seguito il telegramma di cordoglio per la morte, avvenuta ieri, domenica 26 settembre 2021, dell’Em.mo Card. José Freire Falcão, Arcivescovo emerito di Brasília (Brasile), del Titolo di S. Luca a Via Prenestina, inviato dal Santo Padre Francesco a S.E. Mons. Paulo Cezar Costa, Arcivescovo di Brasília:

Telegramma del Santo Padre

EXCMO E REVMO DOM PAULO CEZAR COSTA
ARCEBISPO DE BRASÍLIA
BRASÍLIA (DF)

COM PESAR RECEBI A NOTÍCIA DO FALECIMENTO DO CARDEAL JOSÉ FREIRE FALCÃO E DESEJO EXPRESSAR A MINHA UNIÃO DE ORAÇÃO COM A ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA, A FAMÍLIA DO DEFUNTO E QUANTOS CHORAM A SUA MORTE. CONFIO À MISERICÓRDIA DE DEUS O AMADO CARDEAL, RECORDANDO-ME DA SUA PRECIOSA COLABORAÇÃO NOS DIFERENTES ORGANISMOS DA SANTA SÉ E DOS MEUS ENCONTROS COM ESTE PASTOR APAIXONADO PELA EVANGELIZAÇÃO. ELE ERA SOLÍCITO EM COLOCAR OS DONS RECEBIDOS DO SENHOR AO SERVIÇO DO POVO DE DEUS E DOS SEUS IRMÃOS BISPOS SOBRETUDO NOS ANOS QUE O VIRAM PRESIDENTE DA CONFERÊNCIA EPISCOPAL. DOU GRAÇAS AO PAI DO CÉU PELO SEU MINISTÉRIO EPISCOPAL EM QUE ELE SE PRODIGALIZOU COM GENEROSIDADE CONDUZINDO PELOS CAMINHOS DO EVANGELHO O POVO QUE LHE FORA CONFIADO, COM O MESMO ZELO COM QUE REALIZARA OS SEUS SERVIÇOS PRECEDENTES. ENQUANTO CONFIO À MATERNA PROTEÇÃO DA VIRGEM MARIA OS SEUS DORIDOS BEM COMO O SENHOR ARCEBISPO, QUANTOS O COADJUVAM NO SEU MINISTÉRIO E TODOS OS FIÉIS DA ARQUIDIOCESE, DE CORAÇÃO LHES CONCEDO EXTENSIVA AOS PARTICIPANTES NAS EXÉQUIAS CONFORTADORA BÊNÇÃO APOSTÓLICA

FRANCISCUS PP.

[01294-PO.00] [Texto original: Português]

[B0606-XX.01]

Leia também:

 

 

2021-09-27T11:50:18-03:0027/09/2021|