Papa nomeia novo Mestre de Cerimônias Pontifícias

Na manhã de  segunda-feira (11), o Santo Padre nomeou o novo Mestre de Cerimônias Pontifícias, Monsenhor Diego Ravelli, até então chefe de gabinete da Esmolaria Apostólica. Monsenhor Diego sucede ao Monsenhor Guido Marini que fora nomeado bispo da diocese de Tortona pelo Papa Francisco e será sagrado bispo no próximo domingo (17) na Basílica de São Pedro.

O Mestre de Cerimônias Pontifícias é o clérigo responsável por organizar tudo o que concerne as Liturgias Papais. Ele prepara desde a escolha dos objetos litúrgicos, paramentos, músicas, leituras e formulários, até o ensaio, impressão de livretos e bilhetes para a assistência as Santas Missas. É um trabalho discreto, silencioso, mas muito importante, pois organiza os atos mais importantes da vida da Igreja: as Eucaristias.

Monsenhor Diego Ravelli é italiano, foi ordenado padre em 1991 e se especializou em seu doutorado em Liturgia no renomado Pontifício Ateneu Santo Anselmo, em Roma. Deixa seu cargo na Esmolaria Apostólica, organismo responsável pelas obras de caridade do Santo Padre, e passa a responder pela organização das Celebrações.

Na Arquidiocese de Brasília, atualmente, responde por função análoga de organizar as Celebrações oficiadas pelo Arcebispo, o reverendíssimo Padre Caio Biacchi, mestre de Cerimônias da Arquidiocese e Administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Samambaia. Ele conta com o auxílio de outros padres, diáconos e seminaristas que, dando a maior dignidade as Celebrações, acompanham o Arcebispo nas grandes festas e Cerimônias importantes na vida litúrgica da Arquidiocese.

 

Imagem: Vatican News

2021-10-13T12:29:41-03:0013/10/2021|