Paróquias celebram Jubileu de Prata no próximo dia 25

O Dia 25 de janeiro é uma data especial para 4 paróquias de Brasília. Principalmente neste ano de 2019, em que elas celebram 25 anos de fundação. São elas: Sagrado Coração de Jesus e São José, em Ceilândia Norte; Nossa Senhora da Divina Providência, no Setor “P” Sul de Ceilândia; Santo Antônio, na Ceilândia Sul, e São José, em Brazlândia.

Antes de seguir contando a história de duas paróquias de Ceilândia, Sagrado Coração de Jesus e São José e Nossa Senhora da Divina Providência,  vamos voltar um pouco no tempo.

A história de fé e evangelização em Ceilândia nasceu junto com a inauguração desta região administrativa, que teve a pedra fundamental lançada no dia 27 de março de 1971, pelo então governador Hélio Prates.

A cidade foi criada para assentar os invasores de terra, que irregularmente já ocupavam boa parte do centro da Capital Federal.  Por isso, Ceilândia.

CEI = Campanha de Erradicação das Invasões + LÂNDIA = Terra.

No mesmo dia da inauguração da nova cidade, foram assentadas vinte famílias. Junto aos novos moradores, chegou também o Pe. Ângelo Van Kempen, da Congregação Espírito Santo, que era pároco da Divino Espírito Santo, na Asa Norte, para ajudar na evangelização e espiritualidade daquela comunidade.

Pe. Ângelo, com ajuda do bispo auxiliar, dom Geraldo do Espírito Santo Ávila, conseguiu terrenos para a construção de paróquias.  A primeira paróquia a ser construída foi a Paróquia da Ressurreição, em 1971. Logo depois veio a Nossa Senhora da Glória, em 1973. Com o grande crescimento da população a da região, veio a necessidade de criar as capelas para melhor atender as comunidades. Logo surgiram as capelas: Paixão, atual Santíssima Trindade; Todos os Santos; Nossa Senhora da Natividade; São José Operário e Sagrado Coração de Jesus.

Ligada à Paróquia Ressurreição, a Capela do Sagrado Coração de Jesus e São José foi inaugurada em 1972, sendo conduzida por padres da congregação do Espírito Santo, também conhecidos como Epiritanos, e auxiliados pelas irmãs da congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Consolação. Passaram por lá os padres: Ângelo Van Kempen, Antônio Gruyters, Léo Gottenbos, Antônio Van Rooy, João Ryan, Tiago Roothans, Guilherme Topper, Ivan Serrano Rivera, Bonifácio Urbane, Osvaldo Pérez González e José Antônio Álamo, além de tantos outros missionários.

Entre os fieis desta comunidade, estavam pessoas oriundas de diversas regiões, como nordeste, sertões e veredas, além das vilas IAPI, Tenório, Esperança, Dimas e Matias.

Os arquivos paroquiais descrevem a comunidade daquela época como pobre, desempregada, triste e de jovens desiludidos e de idosos frustrados, mas que, sobretudo, viram em Ceilândia uma esperança que nunca decepcionava.

“Era um povo simples e sem tantos recursos, mas persistentes e fortes, de uma coragem sem igual. Povo desbravador de histórias, mesmo diante de tantas desilusões e tristezas. Povo varonil, que busca reconstruir uma história ainda sonhada e não celebrada. Mesmo diante de tanta sequidão humana e social nossa comunidade foi regada e arada por tantos suores e lágrimas de gente simples e disposta a fazer a diferença, onde ninguém fique de fora dessa festa de encontro e reencontro. Fizeram isso porque, apesar de todos os revesses, eles acreditam nessa cidade, nesse povo, que para eles simplesmente ‘jorram leite e mel’ “.

Com o crescimento da comunidade, a Sagrado Coração de Jesus e São José foi elevada a paróquia em 25 de janeiro de 1994, por meio do decreto assinado por dom José Freire Falcão, arcebispo na época.

Neste mesmo dia e ano, nasciam também a paróquias Nossa Senhora da Divina Providência, no Setor “P” Sul de Ceilândia; Santo Antônio, na Ceilândia Sul, e São José, em Brazlândia.

De lá para cá, conduziram a paróquia Sagrado Coração de Jesus e São José, como administradores ou párocos: Pe Manoel Elizário Pessoa (Pároco Moderador) – 1994 (janeiro a junho); Pe. Kenneth Micael Hall (Pároco Moderador) – 1994 (agosto) a 1999 (setembro) e Pe. José Marcelo S. Leite (Pároco Moderador) – 1999(setembro) a 2000 (agosto). Passaram ainda  Pe. Wilson José Santos (Sacramentos) e Pe. (Dom) Augustinho Petry (Militar) (Administradores Paroquial) – 2000 (agosto); Pe. Alouísio da Silva Ramos (administrador paroquial) – 2000 (setembro a fevereiro); Pe. Luiz Carlos de Farias(Pároco) – 2001 (fevereiro a julho); Pe. Ernesto Ascione(Administrador Paroquial) – 2001 (agosto) a 2006 (dezembro); Pe. Givanildo Elias Gonçalves (Pároco) – 2007 (janeiro a setembro); Pe. Lécio Santo e Santos (Pároco) – 2007 a 2014 (janeiro).

Pe. Nei Nelson de Jesus Morais é o pároco atual, estando à frente da paróquia desde fevereiro de 2014. Para auxiliar nos trabalhos pastorais, conta com o auxílio do diácono Damião.

A Comunidade conta com 30 pastorais e uma Comunidade de Vida Religiosa: Irmãs de Nossa Senhora da Consolação.

Mensalmente, aproximadamente dez mil pessoas passam pela paróquia.

E a partir de hoje, a paróquia dá início às festividades pelo Jubileu de Prata, com o Tríduo de Oração em Preparação para o Jubileu, sempre às 19h30, acontecendo no primeiro e terceiro dia ma Capela São José Operário, e no segundo dia na Matriz. Nesses três dias haverá  uma hora de adoração e benções especiais para as crianças, jovens; famílias; enfermos e idosos.

Na sexta-feira, 25/01, haverá queima de fogos na Capela São José Operário, a partir das 18h, e em seguida a procissão rumo à matriz, onde será celebrada a Missa Solene em honra ao Jubileu de Prata, presidida pelo bispo auxiliar, dom Valdir Mamede, por volta das 19h30. Após a Eucaristia será realizado um espetáculo teatral.

No sábado, as comemorações continuam, iniciando às 15h, com a Hora da Misericórdia e louvores Marianos. Às 18h, acontece a recitação do Santo Terço e o Ofício de Nossa Senhora cantado. A Santa Missa será presidida pelo padre Nei Nelson às 19h30, em honra à Santíssima Virgem Maria.

Já n domingo, último dia de celebração, as comemorações começam às 08h30, com a procissão com o Coração Eucarístico de Jesus e a Juventude.  Quase no final da tarde, por volta das 17h, haverá a apresentação do Coral: Crianças e Idosos, seguida da homenagem ao Coração de Jesus e a todos os paroquianos. Às 18h será realizada a Missa Jubilar e, por fim, será realizado um momento cultural, a partir das 20h, com apresentações, lanches e queimas de fogos.

Não perca a festividade!

Paróquia Nossa Senhora da Divina Providência

A Paróquia Nossa Senhora da Divina Providência, localizada no Setor “P” Sul, em Ceilândia, também celebra o Jubileu de Prata neste final de semana. As atividades tiveram início no sábado, 18/01, com adoração ao Santíssimo, seguindo pelo domingo, 19/01, com workshop das pastorais e a exposição de fotos.

A comemoração retoma hoje, 22/01, seguindo até quinta-feira, 24/01,  com o Santo Terço em intercessão pelo Tríduo Jubilar, seguida de Santa Missa, iniciando a programação às 19h.

Na Sexta-feira, 25/01, dia do Jubileu, a programação inicia às 19h, com a Procissão das Luzes, seguida da Santa Missa Solene, que será presidida por dom José Aparecido, bispo auxiliar de Brasília. Vale destacar que o primeiro dia do Tríduo será realizado durante a celebração.

A procissão das luzes, segundo a organização, é o cortejo onde são contemplados os mistérios do Santo Terço e todos levam uma vela, que simboliza a luz de Cristo.

No sábado, 26/01, ocorre das 08h às 12h, a Missão Evangelizadora de porta a porta. Das 15h às 18h haverá o festival para a escolha do hino; às 19h, será celebra a Santa Missa, bem como o segundo dia do Tríduo; e às 20h30, será realizado o show evangelizador com a Banda Maranata.

E no dia 27/01, domingo, a programação começa com o ofício de Nossa Senhora cantado. Às 17h será realizado a carreata Mariana com a imagem de Nossa Senhora da Divina Providência por todo o “P”Sul.  Às 19h, dom Valdir Mamede, bispo auxiliar, celebra a Missa Solene e o terceiro dia do Tríduo. E para finalizar, às 20h30, acontece o jantar de confraternização. Para saber o valor do convite, entre em contato com a secretaria paroquial.

A Paróquia foi fundada em 25 de janeiro de 1994. Ao longo desses quase 25 anos, passaram pela paróquia:

– Pe. Josias Vieira (Pároco) – 25/01/94
– Pe. José Raimundo Laurindo de Carvalho (Pároco) – 18/12/09
– Pe. Erivan Duque de Souza – (Pároco) 31/01/16 (+)
– Pe. Francisco Lopes de Sousa (Administrador paroquial) – 12/06/16
– Pe. Francisco Lopes de Sousa (Pároco) – 12/06/16

A paróquia conta com uma estrutura física composta por nave da Igreja, salão, banheiro e cozinha, onde realiza as Celebrações Eucarísticas e todos os sacramentos, além das formações, momentos de orações, espiritualidade, catequese, eventos e festas.

Possui 24 pastorais, movimentos e serviços e atende cerca de 480 pessoas por Missa. Quanto à comunidade, esta é classificada pela paróquia  como participativa e presente.

Por fim, a paróquia deixou um convite a todos participarem do festejo pelo Jubileu.

“Somos uma comunidade de baixa renda que sempre teve que lutar muito e contribuir de diversas formas para a edificação da igreja. Celebrar 25 anos é um momento de júbilo por tanta graça recebida”, declarou a paróquia.

Não perca as celebrações!

Veja abaixo a programação na íntegra.

 

Informações:
Paróquia Sagrado Coração de Jesus e São José
Endereço: QNM 30 – Módulo A – Área Especial
Email: parscjsj@gmail.com
Telefone: 3372 2065

Paróquia Nossa Senhora da Divina Providência
Endereço: EQNP 14/18 – Área Especial Módulo A/C – Setor “P” Sul
Email: paroquiansmdp@gmail.com
Telefone: 33777272

Por Gislene Ribeiro

2019-01-23T13:56:29-02:0023/01/2019|