Paróquias celebram o dia de Corpus Christi com missas e carreatas na Arquidiocese de Brasília

 

Pelo segundo ano consecutivo, a tradicional montagem dos tapetes confeccionada pelos jovens na Esplanada dos Ministérios, não aconteceu devido a protocolos sanitários de combate à Covid-19.  A solenidade de Corpus Christi é celebrado com missas nas paróquias da Arquidiocese de Brasília. Em algumas, além das missas, tiveram carreatas e os tradicionais tapetes. Todas as atividades seguem os protocolos sanitários de combate à Covid-19, tais como uso de máscara de proteção, álcool em gel e distanciamento.

 

As Pascom’s (Pastoral da Comunicação) da nossa arquidiocese enviaram algumas fotos de como  a solenidade em suas comunidades, confira:

 

Paróquia São Camilo de Lellis, Dom Marcony, bispo auxiliar de Brasília, presidiu a solenidade. Além do tradicional tapete no exterior da paróquia, as crianças da Pastoral da Catequese enfeitaram a nave da igreja com cartazes alusivos a data.

_____

Na Paróquia Nossa Senhora da Esperança, após a celebração da santa missa, a comunidade saiu em carreata com Jesus Eucarístico pelas ruas em Vicente Pires. O pároco, Wilker Lima, conta a beleza de testemunha a manifestação da fé do povo. “Idosos que não estavam indo à igreja por conta da Pandemia, enfeitaram suas casas, e alguns ainda disseram ‘É meu Deus que está vindo me visitar’.”

_____

No Santuário São Francisco de Assis, teve carreata com Jesus Eucarístico pelas quadras do Setor Noroeste.

_______

Na paróquia a Santa Rita de Cássia, Asa Sul, o movimento escalada ficaram responsáveis por fazer o tapete. Na solenidade teve adoração no interior da igreja.

_____

A Paróquia Santo Antônio, localizada na Ceilândia Sul, realizou uma carreta, após a missa das 10h, que passou por todas as quadras que compõem a área paroquial. Os fiéis aguardavam a passagem do Santíssimo com pequenos oratórios enfeitados, conforme orientou o pároco, padre Kleber Lima. Na paróquia houve quatro missas da Solenidade de Corpus Christi.

____

Na Paróquia Imaculado Coração de Maria (Park Way), o tradicional tapete e a procissão com o Santíssimo Sacramento foram substituídos pela oração: a comunidade passou o dia em adoração silenciosa.

______

Na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré – Planaltina DF, tivemos duas celebrações da Solenidade de Corpus Christi: uma pela manhã 8h, e outra pela tarde 17h seguida com a carreata com o Santíssimo Sacramento pelas ruas da Estância, onde o Padre Cícero Lima fez algumas paradas abençoando com o Santíssimo a nossa comunidade! Tivemos a confecção do tradicional tapete de Corpus Christi, feito pelo grupo de jovem EJC!

 

___

Na paróquia São Miguel – Recanto das Emas, jovens fizeram o tapete para a celebração logo às 15h, após Santa Missa teve  carreata com Jesus Eucarístico.

____

Na paróquia Sagrada Família, Park Way, tiveram a primeira procissão motorizada seguida de breve adoração na igreja.

 

____

 

Confecção do tapete de Corpus Christi na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos no Gama.

__

Jovens da Paróquia Sagrada Família de Nazaré – Santa Maria, fizeram o tapete na entrada da igreja. Tiveram missa às 18h, seguida de carreata

 

____

Na paróquia São Miguel Arcanjo do Recanto das Emas, teve a confecção do tapete e ao final da celebração, carreata com Jesus Eucarístico.

 

 

 

Jovem que acompanhou toda a carreata a pé, conta que veio nessa missão para pedir a benção de Deus para conseguir emprego e ajudar a família. “Quando nos sustentamos em Deus, não nos cansamos. Poderia andar o Recanto inteiro e não me cansaria. Só a graça me basta”, conta o jovem.

___

A  Paróquia Cristo Redentor de Taguatinga Norte, logo após a Missa de Solenidade de Corpus Christi das 9h30, fez carreata pelas quadras da Qnl. Moradores ornam suas casas  para ver Jesus Eucarístico.

 

____

Na Paróquia São Sebastião de Brazlândia, teve duas celebrações da Solenidade de Corpus Chiristi. Uma às 10h e às 19h30h, ao qual a da noite, foi seguida de  uma procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas do Setor Tradicional próximo à Paróquia.  A primeira bênção aconteceu a frente da casa de nossas Irmãs Franciscanas das obras de Santa Isabel. Ao retornar a igreja,  o Santíssimo Sacramento ficou exposto  frente a Paróquia.

_____

A Solenidade de Corpus Christi foi celebrada na Paróquia São Gabriel Arcanjo, Recanto das Emas, com muita alegria, fé e buscando acolher o maior número possível de fiéis. Desta forma, houve a celebração das I Vésperas da Solenidade de Corpus Christi na noite de quarta-feira (02/06) e três missas solenes na quinta-feira (03/06). Após a missa da 17h00 aconteceu a carreata festiva com o Santíssimo Sacramento. Numa demonstração de amor, alguns paroquianos confeccionaram um belíssimo tapete na entrada da Igreja para que o Santíssimo pudesse percorre o caminho até o carro que abriria a carreata. No decorrer do percurso, na porta de casas ornadas com pequenos oratórios, fiéis homenagearam o Santíssimo Sacramento, num momento de muita emoção, devoção, fé e agradecimento por graças alcançadas. Ao final, Padre Anderson deu a benção do Santíssimo Sacramento na porta principal da Matriz. (Pascom São Gabriel Arcanjo).

2021-06-05T12:50:22-03:0004/06/2021|