Paróquias celebram o dia de Corpus Christi com missas e carreatas na Arquidiocese de Brasília

 

Pelo segundo ano consecutivo, a tradicional montagem dos tapetes confeccionada pelos jovens na Esplanada dos Ministérios, não aconteceu devido a protocolos sanitários de combate à Covid-19.  A solenidade de Corpus Christi é celebrado com missas nas paróquias da Arquidiocese de Brasília. Em algumas, além das missas, tiveram carreatas e os tradicionais tapetes. Todas as atividades seguem os protocolos sanitários de combate à Covid-19, tais como uso de máscara de proteção, álcool em gel e distanciamento.

 

As Pascom’s (Pastoral da Comunicação) da nossa arquidiocese enviaram algumas fotos de como  a solenidade em suas comunidades, confira:

 

Paróquia São Camilo de Lellis, Dom Marcony, bispo auxiliar de Brasília, presidiu a solenidade. Além do tradicional tapete no exterior da paróquia, as crianças da Pastoral da Catequese enfeitaram a nave da igreja com cartazes alusivos a data.

Na Paróquia Nossa Senhora da Esperança, após a celebração da santa missa, a comunidade saiu em carreata com Jesus Eucarístico pelas ruas em Vicente Pires. O pároco, Wilker Lima, conta a beleza de testemunha a manifestação da fé do povo. “Idosos que não estavam indo à igreja por conta da Pandemia, enfeitaram suas casas, e alguns ainda disseram ‘É meu Deus que está vindo me visitar’.”

No Santuário São Francisco de Assis, teve carreata com Jesus Eucarístico pelas quadras do Setor Noroeste.

_______

Na paróquia a Santa Rita de Cássia, Asa Sul, o movimento escalada ficaram responsáveis por fazer o tapete. Na solenidade teve adoração no interior da igreja.

A Paróquia Santo Antônio, localizada na Ceilândia Sul, realizou uma carreta, após a missa das 10h, que passou por todas as quadras que compõem a área paroquial. Os fiéis aguardavam a passagem do Santíssimo com pequenos oratórios enfeitados, conforme orientou o pároco, padre Kleber Lima. Na paróquia houve quatro missas da Solenidade de Corpus Christi.

Na Paróquia Imaculado Coração de Maria (Park Way), o tradicional tapete e a procissão com o Santíssimo Sacramento foram substituídos pela oração: a comunidade passou o dia em adoração silenciosa.

______

Na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré – Planaltina DF, tivemos duas celebrações da Solenidade de Corpus Christi: uma pela manhã 8h, e outra pela tarde 17h seguida com a carreata com o Santíssimo Sacramento pelas ruas da Estância, onde o Padre Cícero Lima fez algumas paradas abençoando com o Santíssimo a nossa comunidade! Tivemos a confecção do tradicional tapete de Corpus Christi, feito pelo grupo de jovem EJC!

 

Na paróquia São Miguel – Recanto das Emas, jovens fizeram o tapete para a celebração logo às 15h, após Santa Missa teve  carreata com Jesus Eucarístico.

Na paróquia Sagrada Família, Park Way, tiveram a primeira procissão motorizada seguida de breve adoração na igreja.

 

 

Confecção do tapete de Corpus Christi na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos no Gama.

__

Jovens da Paróquia Sagrada Família de Nazaré – Santa Maria, fizeram o tapete na entrada da igreja. Tiveram missa às 18h, seguida de carreata

 

Na paróquia São Miguel Arcanjo do Recanto das Emas, teve a confecção do tapete e ao final da celebração, carreata com Jesus Eucarístico.

 

 

 

Jovem que acompanhou toda a carreata a pé, conta que veio nessa missão para pedir a benção de Deus para conseguir emprego e ajudar a família. “Quando nos sustentamos em Deus, não nos cansamos. Poderia andar o Recanto inteiro e não me cansaria. Só a graça me basta”, conta o jovem.

A  Paróquia Cristo Redentor de Taguatinga Norte, logo após a Missa de Solenidade de Corpus Christi das 9h30, fez carreata pelas quadras da Qnl. Moradores ornam suas casas  para ver Jesus Eucarístico.

 

Na Paróquia São Sebastião de Brazlândia, teve duas celebrações da Solenidade de Corpus Chiristi. Uma às 10h e às 19h30h, ao qual a da noite, foi seguida de  uma procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas do Setor Tradicional próximo à Paróquia.  A primeira bênção aconteceu a frente da casa de nossas Irmãs Franciscanas das obras de Santa Isabel. Ao retornar a igreja,  o Santíssimo Sacramento ficou exposto  frente a Paróquia.

A Solenidade de Corpus Christi foi celebrada na Paróquia São Gabriel Arcanjo, Recanto das Emas, com muita alegria, fé e buscando acolher o maior número possível de fiéis. Desta forma, houve a celebração das I Vésperas da Solenidade de Corpus Christi na noite de quarta-feira (02/06) e três missas solenes na quinta-feira (03/06). Após a missa da 17h00 aconteceu a carreata festiva com o Santíssimo Sacramento. Numa demonstração de amor, alguns paroquianos confeccionaram um belíssimo tapete na entrada da Igreja para que o Santíssimo pudesse percorre o caminho até o carro que abriria a carreata. No decorrer do percurso, na porta de casas ornadas com pequenos oratórios, fiéis homenagearam o Santíssimo Sacramento, num momento de muita emoção, devoção, fé e agradecimento por graças alcançadas. Ao final, Padre Anderson deu a benção do Santíssimo Sacramento na porta principal da Matriz. (Pascom São Gabriel Arcanjo).