Neste dia 04 de outubro, a Igreja de todo o mundo celebra o Dia de São Francisco de Assis, jovem leigo que recebeu, por volta de seus 20 anos, o chamado do Senhor para servir a Igreja. E ele disse sim! Foi “Sal da Terra e Luz do Mundo” no tempo dele, tornando-se uma grande referência para todos nós, ainda mais hoje quando nos referimos ao Ano Nacional do Laicato, que convida a cada um de nós, leigos, a sermos como Francisco foi: Sujeitos na Igreja em saída.
Conheça abaixo um pouco da história de São Francisco!
Giovanni di Pietro di Bernardone é o nome de batismo do santo mais conhecido como Francisco de Assis, que nasceu na Itália e viveu entre os anos de 1182 e 1226 D.C.
Quanto ao nome Francisco, não se sabe ao certo o porquê, mas esse era o nome pelo qual era chamado em sua família.
De origem nobre, Francisco era bastante popular por esbanjar dinheiro com noitadas, diversão, banquetes, vestes e bebidas.
Com o espírito aventureiro, resolveu se alistar como soldado, em 1202, na guerra de Assis contra a Peruggia. Mas acabou sendo capturado e preso por um ano, até ser resgatado.
Ao voltar para casa, retornou à vida de gandaia, até cair enfermo. Durante a doença, Francisco ouviu uma voz sobrenatural que lhe dizia: “servir ao amor e ao Servo”.
O rapaz então sentiu a necessidade de buscar a Deus e levar uma vida de santidade. Com o tempo e mais orações, Francisco decidiu se desfazer das riquezas que possuía para ajudar o próximo.
Um dia, enquanto rezava, escutou o crucifixo falar como ele: “Francisco, repara minha casa, pois olhas que está em ruínas”. No mesmo momento saiu da Capela São Damião e foi vender as posses e bens que possuía. Após as vendas, entregou todo o dinheiro ao padre responsável pela paróquia São Damião.
Ao saber do que estava se passando, o pai de São Francisco foi atrás do filho e o levou a força para casa. Lá, o surrou e o acorrentou. Quando o pai saiu de casa, a mãe foi e soltou o filho, que correu para a Igreja.
O Pai voltou atrás de Francisco, dizendo que o deserdaria senão voltasse para casa.
Francisco, então, disse ao homem que ele era o seu pai na terra, mas que a partir daquele momento, ele pertencia ao “Pai nosso que estais no Céu”, e em seguida tirou toda a roupa a qual estava vestido e a entregou ao pai, afirmando que não precisava mais de nenhum bem material.
Francisco viveu o resto de sua vida na pobreza. O que ele tinha sempre dividia ou dava para os mais necessitados. Sempre presenteava os pobres com suas roupas ou lhes davam o dinheiro que tinha no momento.
Em uma ocasião, o santo encontrou um leproso, e mesmo com aversão, beijou o doente. Ação que acabou lhe despertando o desejo de se aproximar dos doentes, passando a visitar os enfermos constantemente nos hospitais da região onde morava.
Em 1226, após adoecer e ficar alguns meses de cama, Francisco acabou falecendo.
Foi canonizado pelo papa Gregório IX, dois anos depois de sua morte.
Por sua proximidade com a natureza e os animais, é conhecido como o padroeiro dos animais.
Ao Santo, são atribuídas profecias e milagres:
– “Um dia haverá ali um convento de religiosas, em cujo nome se glorificará o Senhor e a Igreja”. A profecia se confirmou cinco depois com Santa Clara e suas religiosas;
– Curou, com um beijo, o câncer que havia desfigurado o rosto de um homem;
– No dia em que São Francisco foi sepultado, apareceu no cemitério uma menina que tiinha o pescoço torto, grudado no ombro. Essa menina colocou a cabeça, por alguns minutos, sob o caixão e teve o pescoço endireitado.
– Um conhecido de São Francisco, em vida, havia ficado cego na vida adulta. Um dia, ao tocar o túmulo do santo, voltou a enxergar no mesmo momento. Uma mulher também, cega, retomou a visão após tocar o sepulcro de Francisco;
– Um menino, de nome Valter, tinha dois tumores e já estava desenganado pelos médicos. Os pais fizeram uma promessa ao santo e o menino foi curado;
– Após uma promessa de um amigo da família, um menino surdo e mudo voltou a ouvir e a falar.
Oração de são Francisco de Assis
Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.
Tributo nas paróquias
Para prestar tributo a este grande Santo, algumas paróquias do DF dão início às preparações festivas pelo Dia do Padroeiro.
Veja abaixo:
O Santuário São Francisco de Assis, na Asa Norte, inicia hoje, 25/09, a Novena que segue até o dia 03/10, sempre às 17h.
Em Samambaia, a Capela dedicada ao Santo, também inicia hoje a Novena de São Francisco. No dia 26/09, às 19h30 recebe dom Marcony que celebrará junto à comunidade. No dia 28/09 haverá Missa, adoração e Vigília, a partir das 19h30. E no sábado, dia 29/09, haverá Missa da aurora, às 05h, e Manhã Franciscana às 09h, e a noite, a partir das 19h, inicia a festa com comida típica, bingo, bazar, pecaria e música. No dia 30 de setembro, domingo, será dada benção aos animais, às 15h, e a noite se repete a programação do dia anterior. Finalmente no dia 04/10, Dia de São Francisco, será dado o encerramento oficial da festa com a partilha do bolo de São Francisco, às 19h30.
Informações:
Local: Santuário São Francisco de Assis
Endereço: SGAN W5 Norte 915 Mód. A/B – Asa Norte
Telefone: (61) 3447-7039
E-mail: secretaria@santuariosaofrancisco.org.br
Site: http://www.ssfa.com.br/
Facebook: Santuário São Francisco de Assis
Local da Festa: Capela São Francisco de Assis
Endereço: QNO Chácara 127 Área Especial lote 1ª – Setor Habitacional Samambaia
Telefone: 61 3553 7893 / 99526 0285
Por Gislene Ribeiro