Paróquias celebram o dia de São Francisco

Neste dia 04 de outubro, a Igreja de todo o mundo celebra o Dia de São Francisco de Assis, jovem leigo que recebeu, por volta de seus 20 anos, o chamado do Senhor para servir a Igreja. E ele disse sim! Foi “Sal da Terra e Luz do Mundo” no tempo dele, tornando-se uma grande referência para todos nós, ainda mais hoje quando nos referimos ao Ano Nacional do Laicato, que convida a cada um de nós, leigos, a sermos como Francisco foi: Sujeitos na Igreja em saída.

Conheça abaixo um pouco da história de São Francisco!

Giovanni di Pietro di Bernardone é o nome de batismo do santo mais conhecido como Francisco de Assis, que nasceu na Itália e viveu entre os anos de 1182 e 1226 D.C.

Quanto ao nome Francisco, não se sabe ao certo o porquê, mas esse era o nome pelo qual era chamado em sua família.

De origem nobre, Francisco era bastante popular por esbanjar dinheiro com noitadas, diversão, banquetes, vestes e bebidas.

Com o espírito aventureiro, resolveu se alistar como soldado, em 1202, na guerra de Assis contra a Peruggia. Mas acabou sendo capturado e preso por um ano, até ser resgatado.

Ao voltar para casa, retornou à vida de gandaia, até cair enfermo. Durante a doença, Francisco ouviu uma voz sobrenatural que lhe dizia: “servir ao amor e ao Servo”.

O rapaz então sentiu a necessidade de buscar a Deus e levar uma vida de santidade.  Com o tempo e mais orações, Francisco decidiu se desfazer das riquezas que possuía para ajudar o próximo.

Um dia, enquanto rezava, escutou o crucifixo falar como ele: “Francisco, repara minha casa, pois olhas que está em ruínas”. No mesmo momento saiu da Capela São Damião e foi vender as posses e bens que possuía. Após as vendas, entregou todo o dinheiro ao padre responsável pela paróquia São Damião.

Ao saber do que estava se passando, o pai de São Francisco foi atrás do filho e o levou a força para casa. Lá, o surrou e o acorrentou. Quando o pai saiu de casa, a mãe foi e soltou o filho, que correu para a Igreja.

O Pai voltou atrás de Francisco, dizendo que o deserdaria senão voltasse para casa.

Francisco, então, disse ao homem que ele era o seu pai na terra, mas que a partir daquele momento, ele pertencia ao “Pai nosso que estais no Céu”, e em seguida tirou toda a roupa a qual estava vestido e a entregou ao pai, afirmando que não precisava mais de nenhum bem material.

Francisco viveu o resto de sua vida na pobreza. O que ele tinha sempre dividia ou dava para os mais necessitados. Sempre presenteava os pobres com suas roupas ou lhes davam o dinheiro que tinha no momento.

Em uma ocasião, o santo encontrou um leproso, e mesmo com aversão, beijou o doente. Ação que acabou lhe despertando o desejo de se aproximar dos doentes, passando a visitar os enfermos constantemente nos hospitais da região onde morava.

Em 1226, após adoecer e ficar alguns meses de cama, Francisco acabou falecendo.

Foi canonizado pelo papa Gregório IX, dois anos depois de sua morte.

Por sua proximidade com a natureza e os animais, é conhecido como o padroeiro dos animais.

Ao Santo, são atribuídas profecias e milagres:

– “Um dia haverá ali um convento de religiosas, em cujo nome se glorificará o Senhor e a Igreja”. A profecia se confirmou cinco depois com Santa Clara e suas religiosas;

– Curou, com um beijo, o câncer que havia desfigurado o rosto de um homem;

– No dia em que São Francisco foi sepultado, apareceu no cemitério uma menina que tiinha o pescoço torto, grudado no ombro. Essa menina colocou a cabeça, por alguns minutos, sob o caixão e teve o pescoço endireitado.

– Um conhecido de São Francisco, em vida, havia ficado cego na vida adulta. Um dia, ao tocar o túmulo do santo, voltou a enxergar no mesmo momento. Uma mulher também, cega, retomou a visão após tocar o sepulcro de Francisco;

– Um menino, de nome Valter, tinha dois tumores e já estava desenganado pelos médicos. Os pais fizeram uma promessa ao santo e o menino foi curado;

– Após uma promessa de um amigo da família, um menino surdo e mudo voltou a ouvir e a falar.

 

 

Oração de são Francisco de Assis

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.

Onde houver ódio, que eu leve o amor;

Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;

Onde houver discórdia, que eu leve a união;

Onde houver dúvida, que eu leve a fé;

Onde houver erro, que eu leve a verdade;

Onde houver desespero, que eu leve a esperança;

Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;

Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, Fazei que eu procure mais

Consolar, que ser consolado;

compreender, que ser compreendido;

amar, que ser amado.

Pois, é dando que se recebe,

é perdoando que se é perdoado,

e é morrendo que se vive para a vida eterna.

 

 

Tributo nas paróquias

Para prestar tributo a este grande Santo, algumas paróquias do DF dão início às preparações festivas pelo Dia do Padroeiro.

Veja abaixo:

O Santuário São Francisco de Assis, na Asa Norte, inicia hoje, 25/09, a Novena que segue até o dia 03/10, sempre às 17h.

Em Samambaia, a Capela dedicada ao Santo, também inicia hoje a Novena de São Francisco. No dia 26/09, às 19h30 recebe dom Marcony que celebrará junto à comunidade. No dia 28/09 haverá Missa, adoração e Vigília, a partir das 19h30. E no sábado, dia 29/09, haverá Missa da aurora, às 05h, e Manhã Franciscana às 09h, e a noite, a partir das 19h, inicia a festa com comida típica, bingo, bazar, pecaria e música. No dia 30 de setembro, domingo, será dada benção aos animais, às 15h, e a noite se repete a programação do dia anterior. Finalmente no dia 04/10, Dia de São Francisco, será dado o encerramento oficial da festa com a partilha do bolo de São Francisco, às 19h30.

Informações:
Local: Santuário São Francisco de Assis
Endereço: SGAN W5 Norte 915 Mód. A/B – Asa Norte
Telefone: (61) 3447-7039
E-mail: secretaria@santuariosaofrancisco.org.br
Site: http://www.ssfa.com.br/
Facebook: Santuário São Francisco de Assis

Local da Festa: Capela São Francisco de Assis
Endereço: QNO Chácara 127 Área Especial lote 1ª – Setor Habitacional Samambaia
Telefone: 61 3553 7893 / 99526 0285

 

Por Gislene Ribeiro

2018-10-11T16:16:24-03:0004/10/2018|