Paróquias promovem eventos para celebrar o dia dos Namorados

É chegada a data mais apaixonante do ano, casais comemoram o Dia dos Namorados. Tradicionalmente, a data é festejada no Brasil dia 12 de junho, vésperas de Santo Antônio, conhecido como o “Santo Casamenteiro.

Para ajudar, paróquias da Arquidiocese estão promove encontro on-line atividades para casais, sejam eles namorados, noivos ou casados.

A paróquia Maria Auxiliadora, promove hoje, 12 de junho, às 20h30, live  para os casais. O tema é as 5 linguagem do amor. Para acompanhar, basta acessar o Facebook da paroquia @paroquiamariaauxiliadora ou o canal do YouTube Maria Auxiliadora Arniqueira.

A paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês promove uma live dos namorados a partir das 20 h30 no Facebook @sagradomerces e no canal do YouTube sagradomerces.

 

Origem do Dia dos Namorados no Brasil e no mundo

Em alguns países do mundo o Dia dos Namorados é conhecido como: Dia de São Valetim (Valentine’s Day) comemorado no dia 14 de fevereiro. O nome é em homenagem ao bispo Valentim, que viveu em Roma, no século III.

A fama de Valentim iniciou no governo do imperador Cláudio II, que reinou entre os anos 268 e 270. Durante o império de Cláudio II foi proibida a realização de casamentos, pois para o imperador homens solteiros se alistariam para o serviço militar com mais facilidade e ainda teriam um desempenho melhor na guerra.

Dom Valentim desobedeceu as ordens do imperador, realizando casamentos secretamente. Ao ser descoberto, Valentim foi preso e condenado à morte.

Há versões que, ao longo do tempo em que ficou preso, Valentim apaixonou-se pela filha cega de um carcereiro.  Através de orações, Valentim teria alcançado um milagre e recuperado a visão da amada, a quem antes de morrer deixou um bilhete, onde estava escrito: “from your Valentine” (do seu Valentim).

Em outras versões, conta-se que, durante a prisão, dom Valentim recebia diversos cartões e poemas de casais apaixonados, exaltando o amor.

Valentim foi decapitado em 14 de fevereiro de 270.

Por essa razão, em países como nos Estados Unidos, no dia 14 de fevereiro celebram-se o dia das pessoas apaixonadas. A tradição é enviar cartões, bilhetes e mimos para as pessoas amadas, sejam namorados, amigos ou familiares.

Já no Brasil, o Dia dos Namorados foi implantado, de forma comercial, no ano de 1948, pelo, na época, publicitário João Dória, hoje empresário e atual prefeito de São Paulo.

A criação da data foi uma forma de atrair consumidores para o comércio que sofria com as quedas bruscas nas vendas no mês de junho, pela falta de data comemorativa.

Inteligentemente, escolheu-se a véspera do Dia de Santo Antônio, popularmente conhecido como o Santo casamenteiro, celebrado no dia 13 de junho, para se comemorar o Dia dos Namorados, movimentando o comércio e gerando grandes lucros. (Gislene Ribeiro)

2020-06-12T18:45:51-03:0012/06/2020|