Com a Missa de Quarta-Feira de Cinzas, celebrada no dia 06 de março, a Igreja deu início ao Tempo Litúrgico da Quaresma, que são os 40 dias em que os cristãos entram em penitência, jejum e reflexão em preparação para a Páscoa.
A festa da Ressurreição do nosso Senhor Jesus Cristo, que será festejada no dia 21 de abril, é precedida pela semana Santa, um dos períodos mais importantes do calendário cristão, que tem início com a Celebração do Domingo de Ramos, este ano comemorado no dia 14 de abril.
Neste período, a comunidade cristã entra em uma reflexão profunda e em um intenso retiro espiritual, sendo convidada a conversão e, assim, a ter uma nova vida.
A cada dia durante esta temporada, são relembradas e vivenciadas algumas etapas da vida do Filho de Deus, que vão da subida ao Monte das Oliveiras à crucificação de Jesus, que tem seu ápice na ressurreição, solenizada no Domingo de Páscoa.
E para resgatar o sentido mais significativo dessas celebrações, propiciando uma possível experiência pessoal com a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor, é que as paróquias e instituições religiosas realizam grandes eventos nessa data.
Vale ressaltar que a Semana Santa não acontece na mesma data todos os anos. E assim como o carnaval, é um evento móvel que varia em relação ao calendário litúrgico da Igreja Católica.
Veja a programação das paróquias logo abaixo!
(Para saber o contato da paróquia, clique aqui)
Paranoá
– Santa Maria dos Pobres
Recanto das Emas
– São Gabriel Arcanjo
Por Gislene Ribeiro