Paróquias se preparam para festejos em honra a Nossa Senhora da Conceição

No dia 8 de dezembro, a Igreja de todo o mundo celebra a memória de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.
Imaculada Conceição significa ‘concepção sem mancha’. Os cristãos católicos creem que, desde o momento de sua concepção, Maria foi preservada da mancha (mácula) do pecado. Imaculada Conceição, portanto, é um título de Nossa Senhora que diz respeito à sua própria natureza: humana e sem pecado desde a concepção.

As paróquias que receberam Nossa Senhora da Imaculada Conceição como padroeira já promovem festejos, novenas e Missas para celebrar a data especial:

Paróquia Imaculada Conceição – Taguatinga

A novena em honra a padroeira seguirá até o dia 08/12, às 19h30 e aos domingos às 19h00.

No dia 8/12 a Missa Solene será realizada às 19h30.

A paróquia Imaculada Conceição fica na EQNM 38/40 A.E 01 – M Norte

Informações: 3491-2140

 

Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Gama

A comunidade fará até o dia 08/12, sempre iniciando com o Santo Terço, às 18h30 e seguindo com a novena e Missa às 19h. O tema da novena deste ano será: Virgem Imaculada Mãe do Santo Rosário.

Nos dias 7, 8 e 9 de dezembro haverá quermesse após as Missas com a venda de quitutes e muita diversão para as famílias.

A Missa Solene e encerramento da festa será no dia 9, às 19h.

A paróquia fica na A. E. 02, lote 8 Setor Central Gama. Informações: 3556-6473

 

Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição – Sobradinho

A paróquia de Sobradinho realiza de 29/11 a 07/12 Missas com bênçãos pela saúde, por cura e libertação e pelas famílias, sempre às 19h30.

No dia 8/12 haverá procissão a partir das 18h e Missa Solene às 19h30. Neste dia a paróquia também promove um jantar especial em honra a padroeira, às 21h. Ingressos podem ser adquiridos na secretaria paroquial.

A paróquia fica na Qd. 13 conjunto “A” A.E. 01 – Sobradinho. Informações: 3591-1120

 

Origem da devoção

O dia da festa da Imaculada Conceição foi definido em 1476 pelo Papa Sisto IV. A existência da festa era um forte indício da crença da Igreja na Imaculada Conceição, mesmo antes da definição do dogma no século XIX.

No dia 8 de dezembro de 1854, dia da festa, o Papa Pio IX, com a Bula intitulada Deus Inefável (Ineffabilis Deus), definiu oficialmente o dogma da Santa e Imaculada Concepção de Maria.

Assim está escrito na bula (documento papal) intitulada Ineffabilis Deus que o Papa Pio X proclamou: Em honra da Trindade (…) declaramos a doutrina que afirma que a Virgem Maria, desde a sua concepção, pela graça de Deus todo poderoso, pelos merecimentos de Jesus Cristo, Salvador do homem, foi preservada imune da mancha do pecado original. Essa verdade foi-nos revelada por Deus e, portanto, deve ser solidamente crida pelos fiéis.

 

Oração à Imaculada Conceição

‘Virgem Santíssima, que fostes concebida sem o pecado original e por isto merecestes o título de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, e por terdes evitado todos os outros pecados, o Anjo Gabriel vos saudou com as belas palavras: ‘Ave Maria, cheia de graça’; nós vos pedimos que nos alcanceis do vosso divino Filho o auxílio necessário para vencermos as tentações e evitarmos os pecados e já que vos chamamos de Mãe, atendei-nos com carinho maternal esta graça: (fazer o pedido); para que possamos viver como dignos filhos vossos. Nossa Senhora da Conceição, rogai por nós. Amém.’ Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória ao Pai.

 

Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rogai por nós!

 

Por Kamila Aleixo

2018-11-29T13:33:55-02:0029/11/2018|