Área Pastoral Jesus Bom Pastor

Fundação: 22/02/2014

Pároco: Pe Geraldo Gama de Azevedo Neto

Endereço: Estrutural - Setor Leste - Quadra 05 - Área 01 - 71261-680

Telefone: 98384-0014

Site: https://acsantaclara.com.br/area-pastoral-jesus-bom-pastor/

E-mail: pnsestrutural@gmail.com

 

História

Área Pastoral Jesus Bom Pastor

O Arcebispo de Brasília, o Cardeal Dom Sergio da Rocha, ao visitar a Cidade Estrutural se solidarizou com o seu povo, sobretudo, com os mais excluídos. Seus esforços e empenho para conduzir a Igreja de Brasília como Igreja Peregrina, Igreja em Missão, levou ao processo de criação da Área Pastoral Jesus Bom Pastor que se deu desde junho de 2013 e ocorreu, segundo decreto, em 22 de fevereiro de 2014. Ela compreende a Igreja Matriz Jesus Bom Pastor e a Capela Santa Luzia.

A redenção que Cristo opera e redime o homem por completo. Assim, a solidariedade ao próximo e, sobretudo, àquele que sofre, adquire uma dimensão transcendente mais profunda que o próprio sentido social, pois não somente o indivíduo humano é redimido, mas também suas relações sociais.

 

Responsabilidade Social

A Área Pastoral Jesus Bom Pastor, imbuída deste princípio, tem o dever de anunciar e testemunhar o Evangelho. Ela promove obras de misericórdia desenvolvendo uma série de atividades de assistência social, entre elas, a entrega de cestas básicas a mais de 100 famílias carentes, mutirões de assistência médica, odontológica e psicológica, através de voluntários nas respectivas áreas, bem como, aulas de música, karatê, artesanato para jovens e crianças e cursos profissionalizantes.

Portanto, a mudança das estruturas de marginalização, violência e alienação ocorre na internalização e na prática dos princípios e valores fundamentais que norteiam o agir humano, o saber, o amor a Deus, à família e ao próximo. Assim, as famílias atendidas, após formação e acompanhamento, são chamadas a ser multiplicadoras, vetores de transformação em sua comunidade, compartilhando e promovendo aos outros o que receberam.

 

Área Pastoral Jesus Bom Pastor concebe Associação Cristã Santa Clara

Diante da necessidade de um trabalho mais específico junto às famílias da Cidade Estrutural, constituiu-se, em abril de 2015, a Associação Cristã Santa Clara – ACSC.

A Cidade Estrutural é uma das áreas mais carentes do Distrito Federal. Nela, encontra-se o Setor Santa Luzia, o qual possui o menor IDH do DF.

A Associação Cristã Santa Clara é pessoa jurídica de direito privado com autonomia patrimonial, administrativa e financeira, sem fins econômicos e lucrativos, com a finalidade de convergir, aprimorar e ampliar os trabalhos e ações já desenvolvidos na Área Pastoral Jesus Bom Pastor.