São Miguel Arcanjo

Fundação: 08/12/1994

Pároco: Pe. Giovani Carlos e Vigário Pe. Remilson Souza Rocha

Endereço: Av. Recanto das Emas Qd 106, AE, Lote 2, Recanto das Emas, 72.601-200

Telefone: 3334-2082

Site: https://www.facebook.com/PSMArecanto/

E-mail: paroquiasma@gmail.com

Atendimento da Secretaria: Segunda à Sexta
Das 8h às12h e 14h às 17h30, Sábado: 8h à 12h

Horário das Missas Matriz: Terça a Sexta às 19h
Domingo às 8h e 19h

Confissões: Quartas a partir das 15h
——————————————————-
Horário das Missas Capela Nossa Senhora das Graças: Sábado às 19h e Segunda às 19h
——————————————————-
Horário das Missas Capela São Padre Pio: Domingo às 9h30
——————————————————-
Horário das Missas Capela São Rafael: Domingo às 17h
——————————————————-
Horário das Missas Capela São Francisco de Assis: Sábado às 17h30 e Quarta às 20h

 

 

________________

A paróquia

No princí­pio

A vontade de Deus e a missão da igreja é evangelizar. No dia 14 de fevereiro de 1993, era realizada a primeira Missa da futura Paróquia São Miguel Arcanjo, na época na Qd. 101 lote 06. Celebrada pelo Pe. Zeca, a celebração contou com a participação de oito fiéis, fora os organizadores. Para alegrar, os poucos, mas, devotados fiéis que compareceram a Santa Missa, o músico Clady Oliveira, tocou e cantou. Ao lado dele, e do Pe.Zeca estavam outras três fiéis, Eloi, Deiva, e Maria Atamilda de Oliveira, as primeiras ajudantes na organização, e a última, principal responsável por toda esta história que contamos agora.

Com a pequena quantidade de fiéis na primeira celebração, seria natural que se desistisse das missas no Recanto das Emas, mas, era um ato do Senhor, e ele nunca desiste. Por isso, no dia 4 de abril de 1993, domingo de Ramos, o bispo, Dom Alberto Ávila, realizou a segunda celebração da paróquia. Na ocasião, não mais oito fiéis, mais 150 percorreram a quadra 101 para a primeira procissão de muitas que viriam. Após a celebração, o Bispo, pediu que fossem formadas as primeiras pastorais.

Em 5 de agosto de 1993, Dom Ávila veio a Capela São Miguel Arcanjo, agora para tomar posse do terreno da quadra 106, e colocar a pedra fundamental. O terreno cedido pelo então administrador, Cesar Lacerda, em um Governo Itinerante. Os primeiros materiais para a construção foram conseguidos pelo Pe. Zeca, que recebeu de seminaristas italianos doações, que repassadas ao Pe. José se transformou em telhas e estrutura metálica para levantar a Igreja, dando assim, início as celebrações na capela. Com a construção da Capela ainda faltava o Santíssimo. E, Dom Ávila veio à paróquia em procissão junto com o Pe. José, para colocar o Deus vivo entre nós.

Toda esta história só foi possível devido à colaboração dos fiéis e de alguns padres como: o Frei Vicente, da Paróquia São Vicente de Paula, em Taguatinga Sul, e o Pe. Mendes, da Congregação dos Clarentianos. Sem esquecer, do Pe. José (já falecido) que foi o primeiro padre designado por Dom Ávila, em Junho de 1993, para assumir os trabalhos da Capela São Miguel Arcanjo. E o Pe. Adriano, que na época era ajudante do Pe. José. Hoje, já criada Paróquia, quem cuida dos trabalhos na São Miguel Arcanjo e o Pe. Geovani Carlos Caldas Barroca, que assumiu junto a criação em 1995 e conta com a colaboração de um vigário, o Pe. José. Juntos eles comandam não mais 8, mas milhares de fiéis que buscam o tão sonhado encontro com Deus.

Esta é a paróquia SÃO MIGUEL ARCANJO, Sejam Bem Vindos!