Santo Antônio

Fundação: 25/01/1994

Pároco: Pe. Kleber de Lima Gonçalves

Endereço: QNM 29 Módulo K – Ceilândia Sul, 72.215-301

Telefone: 3373-3218

Site: http://www.santoantoniodf.com.br/

E-mail: psantonio.ceilandia@gmail.com

Resumo da historia da paróquia

A Paróquia Santo Antônio, ligada à Arquidiocese de Brasília, está localizada na QNM 29 da Ceilândia Sul, na via M3 (via do Hospital Regional de Ceilândia – HRC), é responsável pela evangelização das quadras vizinhas, além da Capela Nossa Senhora da Saúde, no HRC.Atualmente, os paroquianos integram 22 pastorais e movimentos pastoreados pelo Pe. Kleber de Lima Gonçalves, nosso pároco, e pelo vigário paroquial, Pe. Marcial Alvarez Diaz.

Quando foi fundada a Capela Santo Antônio, como parte da Paróquia Nossa Senhora da Glória, era dirigida em sistema de revezamento por frades Franciscanos ali residentes.De 1978 a meados de 1982 – a igreja esteve sob cuidados dos freis Cirino e Ludovico e, posteriormente, do frei Cristovam, que residiu por alguns anos no salão da Capela.A partir de 1983 – a comunidade passou a ser dirigida pelo frei Leodir, que ali permaneceu durante algum tempo.Em 1994 – no dia 26 de fevereiro foi realizada a cerimônia de criação da Paróquia Santo Antônio e a tomada de posse de seu primeiro pároco, o Pe. Luiz Antônio Craveiro, na presença do então bispo auxiliar de Brasília, D. Alberto Taveira, atual arcebispo de Belém do Pará.

Nosso querido Pe. Luís Antônio permaneceu nesta Paróquia no período de 1994 a 2006. Atualmente, está no Santuário Menino Jesus, em Brazlândia, como vigário paroquial.Em 2006 – no dia 18 de dezembro ocorreu a posse do Pe. Valdinei Lobo de Almeida, como pároco, e do Pe. Claudemir de Andrade, como vigário paroquial, em cerimônia realizada no salão da Creche Frederico Ozanam e presidida pelo arcebispo D. João Braz de Aviz.Em 2007 – iniciou-se a primeira reforma da Paróquia Santo Antônio, suas dependências internas e externas foram criteriosamente mudadas. Foi criada uma sala de adoração ao Santíssimo e reformada a Sacristia, onde foram instalados armários planejados e todo aparato para melhor organização e cuidado dos paramentos litúrgicos. Na parte externa foi colocada brita em toda a frente e nas laterais, bem como jardins gramados e postes de iluminação.Em 2009 – no dia 5 de dezembro foi realizada a ordenação do Pe. Ramon de la Luz, que passou a auxiliar o Pe. Valdinei como vigário paroquial.

Em 19 de dezembro de 2009, Joaquim Cazé, que era da comunidade paroquial, foi ordenado como diácono permanente e passou a servi-la no seu ministério diaconal.Em 2010 – no primeiro semestre, com a saída do Pe. Ramon, a Paróquia recebeu como vigário o Pe. Paulo Gonzaga.

Em setembro de 2010, a Paróquia também recebeu, por solicitação do pároco Pe. Valdinei, o diácono Valney, que passou a exercer aí o seu ministério diaconal.Em 2011 – em meados de 2011 começou a construção do prédio do templo. A Igreja com a sua forma atual começou a ser construída sem que fosse derrubado o templo anterior; para isso, o templo atual foi erguido abrigando a igrejinha antiga.Em 2015 – no mês de agosto, a Paróquia recebeu a Visita Pastoral Missionária do nosso atual arcebispo, D. Sérgio da Rocha, com a presença dos bispos auxiliares, D. José Aparecido e D. Marconi Vinícius, de padres e de diáconos do setor VI.Em 2020 – Pe. Valdinei foi enviado para uma nova missão na cidade São José do Rio Preto e no dia 23 de fevereiro, a Paróquia recebe a posse canônica de seu novo pároco pe. Kleber de Lima Gonçalves.Hoje, a Paróquia conta com o pároco, Pe. Kleber, o vigário paroquial, Pe. Marcial, e o diácono permanente, Valney.

Fonte: http://www.santoantoniodf.com.br/nossa-historia/