Pastoral da Sobriedade capacita novos agentes para auxiliar no combate a dependência química

“Sobriedade e paz, só por hoje, graças a Deus!”. É com este lema que os acompanhados pela Pastoral da Sobriedade lutam diariamente contra a dependência química.

Segundo o Relatório Mundial sobre Drogas 2018, realizado pela UNODC (United Nations Office Drugs and Crime / Escritório da ONU sobre Drogas e Crime – ligado à ONU), cerca de 275 milhões de pessoas em todo o mundo, que representam cerca de 5,6% da população mundial, entre 15 e 64 anos, usaram drogas pelo menos uma vez em 2016. O documento revela ainda que no mundo há, aproximadamente, 25 milhões de pessoas em situação de dependência química.

Em 2017, a Organização Mundial de Saúde, OMS, já havia alertado para o aumento do consumo de drogas, que de acordo com a instituição é o responsável pela morte de meio milhão de pessoa a cada ano.

Para auxiliar as pessoas que vivem em estado de vício a combaterem todo tipo de dependência química, a Igreja oferece um serviço de ação concreta que age resgatando pessoas do vício e as reinserindo na comunidade, propondo uma mudança de vida através da conversão e da valorização da pessoa humana.

Trata-se da Pastoral da Sobriedade, que realiza trabalhos envolvendo não só o dependente, mas também toda a família, que, junto com o usuário, viveu com todos os desafios impostos pelas drogas.

Hoje na Arquidiocese de Brasília existem 27 Pastorais da Sobriedade espalhadas nas paróquias dos 4 Vicariatos.

Para que possam ser implantados mais grupos em paróquias onde ainda não são contempladas com essa Pastoral, a Comissão Arquidiocesana da Pastoral da Sobriedade realiza um encontro de formação neste final de semana, 24 e 25 de novembro, para capacitar novos agentes.

“Os novos agentes atuarão de modo a contribuir com a implantação de novo grupos nas paróquias e também de forma efetiva, fortalecendo os grupos que já existem em nossa Arquidiocese”, enfatizou Cláudio Gomes, Coordenador Arquidiocesano da Pastoral da Sobriedade.

O encontro de formação será ministrado pela equipe da Coordenação Nacional da Pastoral da Sobriedade e ocorrerá na Capelania do Corpo de Bombeiros da Capela Divino Espírito Santo, situada no Setor Policial Sul.

As inscrições devem ser feitas pelo link: https://goo.gl/forms/gWxdbRDSz6MrGvNt2. A taxa de inscrição é de R$80,00, e inclui despesas com a alimentação e o manual do agente.

Para um melhor aproveitamento, a organização solicita que os participantes levem material para anotação, além da Bíblia

Venha participar conosco!

 

Informações:
Local: Capelania do Corpo de Bombeiros da Capela Divino Espírito Santo
Endereço: Setor Policial Sul – SAIS A/E Número 3 Complexo da Academia do Bombeiro Militar
Telefone: 98607 9351 Claudio / 99164  515 Sandra / 99637 4898 Luciano

 

Por Gislene Ribeiro

2018-11-19T12:44:43-02:0019/11/2018|