Pastoral do Menor da Arquidiocese de Brasília convida para formação de novos agentes

No próximo dia 30/11 a Pastoral do Menor da Arquidiocese de Brasília promoverá sua formação para novos agentes. O convite é voltado para pessoas a partir de 18 anos que desejam dispor o seu coração misericordioso ao serviço dos pequeninos de Jesus.

A formação vai acontecer na sede do Movimento Eureka, na 906 norte, das 8h30 às 18h, contando com várias palestras, workshops, oração e a Santa Missa. Esta é uma das pastorais sociais da Arquidiocese de Brasília que leva o chamado de Jesus de cuidar dos mais necessitados. Para realizar a inscrição basta acessar o link no final da matéria e para tirar dúvidas, entrar em contato com a coordenação da Pastoral do Menor.

 

A pastoral do Menor

 

A Pastoral do Menor é um organismo ligado a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil que tem por missão “Promover e defender a vida das crianças e dos adolescentes empobrecidos e em situação de risco pessoal e/ou social desrespeitados em seus direitos fundamentais”, segundo seu manual de diretrizes.

Ela conta com algumas estratégias para alcançar o objetivo de evangelização e cuidado com os menores, sobretudo no que diz respeito a vida em sociedade.  As estratégias que ela tem utilizado são:

 

  • Contribuir para a inserção e permanência das crianças e jovens no sistema educacional;
  • Possibilitar a ampliação do universo informacional promovendo a preparação e inserção de jovens no mundo do trabalho;
  • Desenvolver atividades socioeducativas nos territórios, através do apoio pedagógico, cultura digital, esporte e lazer;
  • Incentivar ações de caráter preventivo, protetivo e proativo que possibilitem o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários;
  • Identificar as potencialidades, mobilizar e organizar os Agentes da Pastoral, no intuito de fortalecer a participação e autonomia nos territórios.
  • Potencializar ações e projetos que atendam as principais demandas das crianças e adolescentes em situação de rua: combate ao uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas, atendimento especializado a adolescentes, ações complementares à escola, profissionalização, geração de trabalho e renda para as famílias.

 

Na Arquidiocese de Brasília, a Pastoral do Menor foi criada em 2015 pelo Cardeal Dom Sergio da Rocha, arcebispo na época, com a proposta de manter viva a mística evangélica de acolhida aos pequenos, conforme preceitua o Evangelho de São Marcos, “Quem acolhe o menor, a mim acolhe”.(Mc 9, 37).

 

Serviço:

Formação para novos agentes da Pastoral do Menor

Data: 30/11/2021

Horário: 8h30 às 18h

Local: Sede do Movimento Eureka – SGAN 906 – Asa Norte – Brasília – DF

Link para inscrição: https://forms.gle/ZZUeB8abaLpRDGSX9

 

Mais informações:

E-mail: pastoraldomenor.df@gmail.com

Telefones: (61) 9 9283-0798 (Djalma) ; (61) 9 9979-2460 (Jovita)