Posse Canônica do Pe. Sérgio Correia na Paróquia Santo Antônio, na Ceilândia Sul

O rito de posse canônica se deu durante a Celebração Eucarística presidida pelo arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar

Na manhã do último domingo (27/2), a Paróquia Santo Antônio, localizada na Ceilândia Sul, recebeu a presença do arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar, para dar posse ao novo pároco, Pe. Sérgio Correia. A missa de posse contou com a presença assídua da comunidade e assistida pelos padres Antônio de Araújo (Vigário Episcopal), Marcelo Lima (Paróquia São Francisco de Assis I), Silvio Albertario (Paróquia São Pedro Apóstolo) e pelos diáconos Reinaldo Campelo e Valney Marcos.

No início da celebração, o vice-chanceler da Cúria, Pe. Fernando Gonçalves fez a leitura do decreto de provisão e nomeação do novo pároco. Na alegria de receber o Pe. Sérgio e embalados com muita alegria e oração, a liturgia contou com os louvores da Pastoral da Música em conjunto com salmistas do Caminho Neocatecumenal.

Durante a homilia, Dom Paulo falou sobre a palavra de Deus que nos coloca diante do caminho de discípulos de Jesus. “A palavra de Deus nos faz perceber que o centro da nossa vida deve ser Jesus Cristo. A nossa vida é um caminho de discipulado, de seguimento de Jesus Cristo. O discípulo e a discípula são aqueles que vão seguindo Jesus, o buscando na vida e tomando as feições de Jesus. Mas as feições de Jesus nós já vamos tomando nas pequenas e grandes coisas da vida, no dia a dia. Onde nós vamos abandonando os nossos vícios, a nossa cegueira, onde vamos verdadeiramente atrás de Jesus”, reflete.

Após a homilia, Dom Paulo Cezar aconselhou o novo pároco sobre a responsabilidade de pastor em sua nova comunidade. “Faça com que esse nosso amado povo, que essa nossa paróquia seja sempre uma paróquia de discípulos e discípulas de Jesus Cristo. Conduza este povo com beleza, como um bom pastor. Vá à frente indicando o caminho”.

Em seguida, deu-se início aos ritos de posse diante do bispo e da comunidade, como juramento de fidelidade e profissão de fé do Pe. Sérgio. Também foi entregue ao novo pároco as chaves do sacrário, que representam o sinal do ministério que o padre deve oferecer à comunidade.

Ao final da celebração, Pe. Sérgio agradeceu a presença do bispo por trazer um sentimento de paz e acolhimento, no qual a comunidade responde com amor e respeito filial. “Quero primeiramente agradecer a Deus por tudo que tem realizado na minha vida, no meu chamado. Agradeço a Dom Paulo aqui presente, é uma gratidão imensa que tenho no coração. Obrigado pela presença e sou grato por me confiar essa paróquia. Espero, com a graça de Deus, poder realizar aquilo que nós professamos aqui, aquilo que a minha vocação me chama para viver. É claro, com o auxílio de todos”, finaliza.

Conheça o padre

Sérgio Correia da Silva, 48, é natural de João Pinheiro (MG) e é padre há 14 anos, com passagem pelas paróquias São Paulo, Nossa Senhora de Aparecida e Nossa Senhora do Rosário de Pompéia. Além disso, atuou como formador por 2 anos no Seminário Maior Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima. O padre conta que a expectativa de fazer parte da comunidade Santo Antônio é a maior do mundo e em tom de descontração disse: “Essa comunidade é maravilhosa. Dom Paulo falou comigo assim: “Pe. Sérgio, você vai assumir uma paróquia muito boa, uma comunidade muito boa. Parabéns! E eu falei assim: Olha, eu tô muito satisfeito. Mas eles também vão receber um ótimo padre”, brincou.

 

Texto e foto: Pascom da Paróquia Santo Antônio, da Ceilândia Su