Posse do 8º Reitor do Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília Nossa Senhora de Fátima

No início das atividades do Ano Formativo do Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília o Arcebispo Dom Paulo Cezar Costa deu posse ao 8º Reitor do Seminário, Padre Carlos Costa Carvalho em Santa Missa nesta segunda-feira (07/02) na Capela do Seminário.

Estiveram presentes na cerimônia os formadores do Seminário, bem como, os seminaristas, professores e funcionários que colaboram na formação dos futuros sacerdotes da Igreja Particular de Brasília.

Durante a homilia, Dom Paulo Cezar Costa, embasado pela Liturgia da Palavra proposta para o dia, destacou o fato de que a glória de Deus, já manifestada no Antigo Testamento, é prometida a todos aqueles que buscam fazer de sua vida uma experiência de fé e caminhar com o Cristo que não se afasta do homem. Assim, citando Santo Irineu Lyon, o Arcebispo lembrou que “a glória de Deus é o homem vivo, e a vida do homem é a visão de Deus”.

Na presente Celebração Eucarística, além da Posse Canônica do Pe. Carlos Costa, também foi realizada a profissão de fé por parte do Magnífico Reitor e dos demais professores que neste semestre irão lecionar na Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília – FATEO. O presente ato firma o compromisso, tanto do reitor como dos demais professores, de estarem realizando este ofício em serviço da Santa Igreja Católica e de acordo com a doutrina salvadora que a mesma proclama.

A comunidade do Seminário Nossa Senhora de Fátima acolheu com alegria e grande entusiasmo a apresentação do novo reitor, e une as suas orações às orações de cada fiel de nossa amada Arquidiocese de Brasília pela nova missão do Pe. Carlos Costa frente a formação dos futuros sacerdotes de grande parte da região Centro-Oeste de nosso país.

 

Para saber mais

 

O Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília Nossa Senhora de Fátima foi fundado em 25 de março de 1976 pelo então Arcebispo de Brasília, Dom José Newton de Almeida Baptista, contando com a colaboração dos Padres da Sociedade de São Sulpício.

A Sociedade dos Padres de São Sulpício cuidou da formação dos sacerdotes da Arquidiocese de Brasília até o ano de 2016 quando assumiu a reitoria o primeiro padre do clero da Arquidiocese para tal função, Padre Eduardo Peters.

O Seminário Nossa Senhora de Fátima conta com seminaristas vindos, também, de outras dioceses da Província Eclesiástica de Brasília (Luziânia, Formosa e Uruaçu) e, durante sua história, já recebeu estudantes de outras tantas dioceses espalhadas pelo Brasil.

Já foram reitores do Seminário Nossa Senhora de Fátima: 1º Pe. Rodrigo Arango PSS (1976 – 1980) 2º Pe. Alvaro Jaramillo PSS (1981 – 1986) 3º Pe. Nelson Londoño PSS (1987 – 1993) 4º Pe. Jorge Pacheco PSS (1994 – 1999) 5º Pe. Jacques D’Arcy PSS (2000 – 2005) 16 6º Pe. Jorge Pacheco PSS (2006 – 2009) 7º Pe. Marco Antonio Forero PSS (2010 – 2015) 8º Pe. Eduardo Vinícius de Lima Peters (2016-2021) 9º Pe. Carlos Costa Carvalho (2022-)

 

Aos jovens que desejam fazer o discernimento vocacional, podem entrar em contato com a Pastoral Vocacional da Arquidiocese pelos contatos:

Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Brasília

Telefone: (61) 3366-9900

Instagram: @vocacionaldf

 

 

Com informações e fotos da Equipe de Comunicação do Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília Nossa Senhora de Fátima