Posse do Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré em Planaltina

Na noite da última terça-feira (28/12), celebrando a Festa Litúrgica dos Santos Inocentes, mártires, tomou posse como Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré em Planaltina, o Padre Cícero Lima que, até então, era o Administrador Paroquial da mesma Paróquia. Presidiu a Santa Missa o Bispo Auxiliar de Brasília, Dom José Aparecido.

No início da Celebração, como é costume, o Chanceler da Arquidiocese, Padre Iran Preusse, leu o documento de nomeação e provisão que dá posse ao novo Pároco, dando a ele os deveres e poderes para a administração dos bens temporais, como também, a cura das almas do povo que lhe é confiado pelo Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa.

Em sua homilia, Dom José Aparecido lembrou que “a primeira função do pároco é a proclamação da Palavra de Deus. Os Santos Inocentes quando ainda não sabiam falar, foram mortos por amor do Verbo de Deus que se fez carne. Por causa de Jesus eles entregaram a vida e proclamaram a glória de Deus com o próprio sangue. Anunciaram a Palavra com a própria vida. O pároco deve servir generosamente a mesa da Palavra de Deus, não só na liturgia como na catequese e na formação, anunciando a Palavra do Verbo encarnado com a própria vida, mas também com os retos ensinamentos ao povo que lhe foi confiado.”

Sobre o ministério da misericórdia que é função do Pároco em sua Paróquia, o Bispo Auxiliar contou um testemunho do Papa Francisco sobre a sua relação com o Sacramento da Penitência: “O Papa Francisco conta que quando tinha 17 anos, indo para o trabalho, ele passou na frente de uma Igreja e decidiu entrar. Lá viu que a luz do confessionário estava acesa e, depois de muito tempo, decidiu se confessar. Ele diz que não lembra o que confessou naquele dia, mas lembra que, ao sair do confessionário, saiu decidido em ser padre. Daí percebemos a importância da presença do pároco na vida da comunidade, sendo também ele, dispensador da misericórdia de Deus.”

Após a homilia, o novo Pároco recebeu os sinais do pastoreio que exercerá na nova Paróquia, professando também, a fé e assentindo a todos os artigos que fazem parte da Doutrina Católica, comprometendo-se a sempre ensinar ao povo aquilo que é o ensinamento da Igreja.

Ao final da Celebração Eucarística, Padre Cícero Lima manifestou a sua gratidão a Dom Paulo Cezar pela confiança, agradeceu a presença de Dom José Aparecido e dos padres que concelebraram, e pediu a comunidade que o acompanhasse com as orações para que pudessem continuar no caminho bonito de evangelização que já tem feito desde que assumiu como administrador paroquial sucedendo o antigo pároco, o Bispo da Diocese de Goiás, Dom Jeová Elias.

Abaixo você confere a íntegra da Celebração Eucarística