Primeiro encontro de Dom Paulo Cesar com o Setor Juventude da Arquidiocese de Brasília

As lideranças da Juventude em Brasília tiveram uma tarde especial no Santuário do Santíssimo Sacramento, neste sábado, 25 de setembro. Atendendo ao desejo de Dom Paulo, Arcebispo de Brasília, o encontro é  uma oportunidade para conhecer as diversas expressões de juventude com representatividade em Brasília.

 

O evento iniciou-se com a adoração ao Santíssimo Sacramento, seguido da oração do terço conduzida pelo Pe. Agenor, pároco da Paróquia Maria Auxiliadora, em Vicente Pires, e coordenador da Pastoral Arquidiocesana, responsável por promover o encontro. A animação ficou por conta do ministério Jovem da Renovação Carismática.

Encontro com lideranças jovens

Para Dom Paulo, “a importância desse encontro está em reunir a juventude da nossa amada Arquidiocese de Brasília. Nós queremos caminhar com a juventude unida. Papa Francisco fala da sinodalidade de caminhar juntos. Queremos que todas as expressões caminhem juntas olhando para Jesus Cristo e tendo como missão evangelizar os jovens.”

 

“Após um longo período, voltar com os encontros presenciais, respeitando as medidas de prevenção da COVID-19, é uma grande emoção”, explica Dom Paulo. “O santuário foi escolhido para abrigar este primeiro encontro por ser um local de adoração, para manifestar o seu amor pelo Senhor que está presente na eucaristia. É uma forma nossa de ir conduzindo o jovem para a centralidade da fé. Cristo é o centro da nossa fé e o encontro presencial é insubstituível na vida da igreja na caminhada de fé. É importante sentir o irmão, é importante rezar junto, estar juntos nas celebrações.”

Dom Paulo destacou que cada grupo ou movimento deve viver na plenitude seus carismas, mas estando em unidade com o setor juventude da Igreja em Brasília, com o qual ele próprio caminhará junto, dando suporte em unidade, e apresentou o novo coordenador do Setor de Juventude, Pe. Silas, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.

 

“Nesse caminho de sinodalidade, na certeza de que Deus nos ama e, mesmo o mundo dizendo o contrário, não tenham medo do céu, de Deus, de querer ser santos. Que nós possamos ser uma juventude audaciosa”, fala Pe. Silas.

 

Por fim, foi aberto um momento de partilha, onde os jovens puderam direcionar perguntas ao arcebispo sobre o trabalho a ser desenvolvido pelos movimentos.

Para o jovem Victor do grupo IDE da paróquia Nossa Senhora da Esperança –  Vicente Pires, o encontro “foi ‘surreal’ de bom! Tantos aprendizados e, ainda por cima, recebemos uma dose de esperança, pois teremos novas oportunidades de estar com ele, para falarmos de nossas experiências, tirar nossas dúvidas. Enfim, consegui ver que, além do nosso pároco, temos e teremos sempre o amparo do nosso Bispo. ”

O evento terminou com a bênção final de Dom Paulo a todos e reforçando o convite para que, em unidade, os grupos e movimentos caminhem na evangelização com o Setor Juventude.

 

PASCOM BRASÍLIA

2021-09-28T13:29:47-03:0028/09/2021|