Qual o significado do tapete de Corpus Christi?

Até a grande Festa de Corpus Christi traremos uma série de matérias sobre curiosidades e o significado desta grande manifestação de fé que retorna à Esplanada dos Ministérios depois de dois anos de interrupção por conta da pandemia. O primeiro tema é o tapete confeccionado para a Solenidade de Corpus Christi.

Acervo Mitra 2017

A confecção do tapete para a solenidade de Corpus Christi é uma tradição iniciada, segundo historiadores, em Portugal e difundida no Brasil por seus colonizadores. Consiste na elaboração de cenas e representações bíblicas e da fé católica com uso de materiais como serragem, sal, borra de café, areia e outros mais.

 

O significado do tapete

 

Seu sentido é de honrar a devoção à Santíssima Eucaristia, homenageando Nosso Senhor Jesus Cristo com a produção do caminho pelo qual ele passará, conduzido pelo bispo ou sacerdote no ostensório, fazendo memória, também, da multidão que estendia ramos e mantos para que Jesus passasse em sua entrada em Jerusalém na Semana Santa.

O primeiro a passar sobre o tapete é o bispo ou padre que porta Jesus Eucarístico e somente depois outras pessoas podem pisar. Tanto é que, na procissão de entrada da Missa, todos aqueles que a compõe, passam nas laterais do tapete, reservando-o para Jesus que passará na procissão ao final da Celebração.

 

Acervo Mitra 2017

 

Na Arquidiocese de Brasília o tapete é confeccionado no gramado central da Esplanada dos Ministérios e, este ano, terá entre 110 e 120 metros de comprimento. Serão produzidos entre 25 e 27 quadros representando diversas passagens bíblicas, temas eucarísticos, e da vida da Igreja como a Campanha da Fraternidade 2022 e o Encontro Mundial das Famílias.

 

Já há anos a montagem do tapete é realizada por diversas expressões juvenis da Arquidiocese de Brasília e algumas pastorais. Para este ano já estão confirmados 15 grupos que iniciarão os trabalhos as 7h da manhã com a oração de abertura e a bênção dos trabalhos com previsão de conclusão do tapete entre 12h e 14h.