Santa Cecília, padroeira dos músicos

Santa Cecília, padroeira dos músicos

 

Santa Cecília, virgem e mártir

Memória

 

Hoje é comemorada a memória litúrgica de Santa Cecília. A jovem nasceu nos primeiros séculos do Cristianismo em uma família nobre de Roma. De uma profunda vida espiritual, ainda jovem consagra a sua virgindade a Deus. Mesmo sabendo da escolha da filha, os pais deram-na em casamento ao jovem Valeriano. Mediante a notícia, Cecília reza à Virgem Maria para que lhe ajudasse a manter o seu voto.

Durante a noite de núpcias, Cecília contou a seu marido sobre o seu voto, Valeriano fica comovido com a sinceridade da esposa e promete ajudá-la a manter a promessa. Diante de tamanha fé de sua esposa, Valeriano se converte juntamente com seu irmão ao Cristianismo, sendo batizados pelo Papa Urbano I. Mais tarde, o prefeito de Roma, sabendo do ocorrido, ordena que ambos sejam presos e torturados. Vendo que não vacilavam na fé, condena os dois a morte.

Santa Cecília, mesmo sofrendo o cárcere em sua casa, não renega sua fé. O prefeito busca condená-la à morte, mas, por medo da população que tinha uma grande afeição pela jovem, promove um julgamento sumário, onde a condena à asfixia. Não conseguindo matá-la, ela fora condenada à decapitação, mas mesmo depois de três golpes violentos, os carrascos não conseguem sua morte. A santa só entrega o espírito três dias depois, doando, antes todos os seus bens aos pobres e a sua casa à Igreja.

Santa Cecília é para a Igreja um sinal de fidelidade e de fé, pois mesmo diante de todo o sofrimento não renuncia a seu voto de virgindade e se mantém firme mediante as ameaças de morte. Supliquemos, hoje, a intercessão de Santa Cecília, para que sejamos homens e mulheres fiéis, e saibamos sempre guardar em nossas almas a pureza real de Cristo. Peçamos a Cristo para que em nossos corações sempre se cante a grandeza de Deus.

Rezemos, deste dia, por todos os ministérios de música de nossa Arquidiocese, para que Santa Cecília seja sempre para eles um exemplo de fidelidade e de abandono à vontade de Deus. Que todos consigam elevar a Deus um canto novo, e seus corações sejam uma fonte de onde brote as mais belas canções, a exemplo da virgem e mártir, que se deixou ser instrumento nas mãos de Cristo.

 

Santa Cecília, rogai por nós!