Santa Dulce dos Pobres e ao arcebispo de Brasília, cardeal Dom Sergio da Rocha recebem o título de Doutor Honoris Causa à

Na noite de terça feira (05) , a Universidade Católica de Brasília (UCB), concedeu o título de doutor honoris causa à Santa Dulce dos pobres e ao arcebispo de Brasília, Cardeal Dom Sergio da Rocha. Ambos foram agraciados com a honra pela primeira vez.

A solenidade de entrega do título ocorreu no teatro da Católica, no Câmpus  Taguatinga, às 18h00. O evento foi presidido pelo professor, mestre Pe. Orestes Carlinhos, chanceler da universidade. Esteve presentes a comunidade acadêmica; Irmã Silvia Corado do Amaral, coordenadora da unidade da Santa Cruz – Bahia, Congregação das irmãs missionárias da Imaculada Conceição da mãe de Deus;  Maria Rita Pontes, sobrinha da irmã Dulce, superintendente das obras sociais Irmã Dulce (OSID); superiores e dirigentes das comunidades religiosas; autoridades civis e militares; familiares e amigos e todo o povo fiel.

Representada pela Irmã Maria do Livramento, Ministra Geral da Congregação das irmãs missionárias da Imaculada Conceição da mãe de Deus, Irmã Dulce recebeu o título por seu amor aos menos assistidos e pela luta em prol da dignidade humana.

Recentemente canonizada, Santa Dulce dos Pobres “é exemplo de amor, dedicação, fé e esperança e este reconhecimento é importante para que sua obra continue viva, crescendo… Os jovens precisam buscar estes valores, não só os religiosos, mas todos”, falou Maria Rita, sobrinha de Irmã Dulce.

Dom Sérgio da Rocha recebeu o título por seu ministério episcopal, testemunho profético e dedicação à formação humana e acadêmica. “Essa homenagem, mais do que uma honraria, é o reconhecimento da própria importância e da missão da igreja que eu represento… Ao longo da história, não só da arquidiocese de Brasília, mas da historia do Brasil, a igreja sempre deu uma atenção especial à educação, e nós sabemos nos dias de hoje, como é necessário uma educação inspirada nos valores cristãos, na educação católica e é por isso que a própria homenagem que esta sendo prestada neste ano Jubilar, de tal maneira, nos ajuda a pensar e agradecer todos aqueles que ao longo destes 60 anos tem se dedicado a educar” disse Dom Sergio.

 

____

O Título

Honoris Causa é uma expressão em latim usada atualmente como um título honorífico, que significa “por causa de honra”. É utilizado quando uma universidade de prestígio deseja conceder um título de honra para uma personalidade de grande destaque ou importância por seu trabalho, virtude ou mérito. Isto é, a pessoa agraciada com o título atingiu um alto nível de reconhecimento profissional e de feitos significativos a ponto de ser considerado grau honorário de doutor. Um doutor honoris causa recebe igual tratamento e privilégios que aqueles que obtêm um doutoramento acadêmico. (fonteUCB)

Mais fotos, clique aqui.

 SECOM

2019-11-06T14:02:46+00:0006/11/2019|