Santo do Dia – São Judas Tadeu, Apóstolo

São Judas Tadeu nasceu na região da Galileia, e foi um dos Apóstolos de Jesus. Filho de Alfeu e de Maria de Cléofas, Judas Tadeu é primo de Jesus e irmão do Apóstolo São Tiago, chamado “O Menor”. São Judas é o Apóstolo que na Última Ceia pergunta para Jesus por que razão se manifestava aos seus discípulos e não ao mundo (Cf. Jo 14,22).

Depois da vinda do Espírito Santo, São Judas Tadeu, cheio do Espírito, passa a evangelizar na Galileia, depois na região da Samaria, por fim, evangelizou na Mesopotâmia, Síria, Armênia e Pérsia. Durante a sua evangelização na Pérsia teve como companheiro São Simão, cuja festa é celebrada no mesmo dia.

Segundo relatos históricos, São Judas, juntamente com São Simão, foram martirizados na cidade de Sufian, na Pérsia. Eles sofreram o martírio por pregarem fervorosamente a mensagem de Cristo, e dessa forma levando muitos persas a se converterem, o que incomodou os poderosos da Pérsia. Segundo a tradição, acredita-se que São Judas tenha sido martirizado a golpes de machado.

Sua festa litúrgica é comemorada no dia 28 de outubro, possível dada do seu martírio no ano 70d.C. Muito popular no Brasil, é invocado como padroeiro das causas impossíveis.

São Judas Tadeu demonstrou sua fidelidade e o seu amor profundo por Cristo mediante o derramamento de seu sangue. Sem medo e com grandioso vigor levou em frente a sua missão de proclamar a Boa Nova de Cristo, sempre com um amor ardente em seu coração. Foi mediante o seu testemunho e a sua oração que inúmeras pessoas encontraram a Verdade, e a sua apreciável fidelidade os conduziu ao caminho seguro de entrega a Deus.

Que a fidelidade e o amor pelo anúncio de Jesus que teve São Judas Tadeu, suscitem em nosso coração um desejo ardente pela missão. Missão dedicada ao anúncio do Evangelho, mas de forma especial uma missão de compromisso com Cristo e com a Igreja. Que tenhamos um coração decidido plenamente por Deus e pelo próximo, especialmente pelos mais pobres.

Neste mês dedicado as missões, supliquemos a São Judas Tadeu, para que interceda por todos os missionários que se dedicam incansavelmente ao anúncio do Reino, para que não esmoreçam e tenham sempre como sinal de fidelidade e amor o testemunho deste, que é uma das doze colunas que sustentam a verdadeira Igreja.

São Judas Tadeu, rogai por nós!

 

Veja a programação nas paróquias com o nome do padroeiro