Santo Hilário de Poitiers

Hoje no dia 13 de janeiro a Igreja comemora a memória de Santo Hilário de Poitiers, nasceu no ano 315 na França de família pagã, recebeu uma boa educação, por isso, teve contato com a filosofia e fez com que buscasse resposta sobre a verdade e tendo contato com o cristianismo, converte-se e é batizado aos 30 anos, e começa a viver uma vida reta e piedosa e após um tempo é chamado para o sacerdócio e depois para o episcopado.

Santo Hilário sempre teve uma vida exemplar, e como bispo lutou contra a heresia ariana, buscava constantemente defender a verdadeira fé. A defesa da fé era tão forte e a forma como debatia com os seus adversários, rende a ele o nome de Atanásio do Ocidente.

A vivencia em um período bem conturbado da Igreja, fez com que Santo Hilário defendesse a fé que foi proclamada no Concílio de Niceia, mas a defesa da fé rendeu a esse Santo muitas perseguições, chegou a ser exilado no oriente, mas sabemos que de um mal Deus pode tirar um bem maior, esse exílio ajudou para que aprendesse grego e tivesse contato com antigas comunidades cristãs e os monges do deserto, que o fez ainda mais crescer e aprofundar na verdadeira fé.

Durante a vida escreveu dois textos direcionado ao imperador Constâncio e Auxêncio, e uma obra sobre a Santíssima Trindade, que é uma defesa contra a heresia ariana.  Santo Hilário, não é só um intelectual, mas um verdadeiro missionário de Cristo, a famosa frase reflete a dedicação desse homem a palavra de Deus o amor a Igreja de Cristo: “Enganam-se os que acreditam que me farão calar. Falarei pelos escritos, e a palavra de Deus, que ninguém pode aprisionar, voará livre”.

A contribuição teológica é impressionante, mas o que fica é a força de um homem que busca a força em Deus, e durante 5 anos no exílio, se mostrou fiel e que Deus é a única resposta que procuramos na vida.

Santo Hilário morre 367 e foi canonizado pelo Papa Pio IX, é honrado com o titulo de Doutor da Igreja, é o defensor de todos que combatentes de heresia e da seriedade na vivencia do Santo Evangelho.