Santuário Menino Jesus de Brazlândia recebe Dom Paulo Cezar para benção da água e dos frutos da terra

Há alguns anos o Santuário Arquidiocesano Menino Jesus em Brazlândia promove a Santa Missa em Ação de Graças pelos frutos da terra e a bênção da água. Neste ano, a celebração aconteceu no último domingo (31) e foi presidida pelo Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa.

Santuário Menino Jesus de Brazlândia

O Santuário Menino Jesus afirma que a celebração é o reconhecimento e a gratidão a Deus pelos dons que o povo recebe pela produção agropecuária em Brazlândia. A região administrativa, segundo dados do relatório anual da EMATER-DF abastece cerca de 50% do mercado de hortifrutigranjeiros do Distrito Federal e, pelo reservatório Santo Antônio do Descoberto, guarnece 60% da população do DF com água potável, segundo dados da ADASA.

Em sua homilia, Dom Paulo Cezar destacou que devemos ser gratos a Deus pelos dons que Ele nos dá: “a atitude de agradecimento diante de Deus mostra que é Ele quem nos dá, nos mostra que somos dependentes de Deus. Nós cuidamos da terra, mas temos que ter consciência de que Deus que dá os dons; tudo vem do amor de Deus. Estamos aqui porque somos homens e mulheres de fé e queremos ser agradecidos a Ele.” A partir da Liturgia própria do domingo, o Arcebispo afirma que “como nos diz a primeira leitura [Deuteronômio 6, 2-6], o Senhor é o centro da vida cristã, Ele é o centro da nossa ação de graças, o centro do nosso trabalho e, por isso, nada existiria sem Ele.” Lembrando aos produtores da região presentes na missa, Dom Paulo disse que “tudo provém de Deus, do amor de Deus. O Senhor é Aquele que nos protege, que nos provê, que é o Senhor do nosso dia a dia. Tudo existe sob a vontade e o amor de Deus.”

Ao final da Celebração, Padre João Périus, reitor do Santuário Menino Jesus, agradeceu a participação de todos e lembrou que muitos produtores da região são homens e mulheres de fé que sempre estão dispostos a ajudar nas necessidades da Igreja e na caridade para com os irmãos.

 

A Igreja sempre se preocupou em agradecer os dons da terra

 

Para alguns pode soar estranho uma Missa em Ação de Graças pelos dons da terra e da água, mas a Igreja sempre se preocupou em agradecer a Deus pelos benefícios que Ele concede à humanidade. Tal prática já era presente na história do povo no Antigo Testamento, onde as festas que celebravam sempre tinham alguma referência às colheitas e às plantações, como é o caso da festa das primícias (hagh shavuot) que celebrava os primeiros frutos colhidos da terra e a festa dos tabernáculos (Sukkot) que celebrava as colheitas do fim do ano, além do que, as outras festas do povo de Deus da antiga aliança eram marcadas segundo as épocas de colheita e de chuvas.

No Missal Romano – livro litúrgico utilizado pelos sacerdotes para celebrar a Missa – existem alguns formulários para celebrar Missas para pedir pela santificação do trabalho, pela sementeira, pedindo chuva e bom tempo, bem como para repelir tempestades. As orações são de uma riqueza enorme e podem ajudar o povo a, também em sua oração pessoal, pedir a Deus estas graças para a vida cotidiana. Confira abaixo essas orações.

 

Pela santificação do trabalho

Oração do dia

Ó Deus, criador de todas as coisas, que nos impusestes a lei de trabalho, fazei que os nossos empreendimentos sejam úteis à nossa vida, e possam, por vossa bondade, dilatar o reino de Cristo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

Ou:

Ó Deus, que pelo trabalho humano aperfeiçoais e dirigis continuamente a imensa obra da criação, escutai as preces do vosso povo concedendo a todos um trabalho que os enobreça e os leve, cada vez mais unidos, a servir seus irmãos e irmãs. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

Para a sementeira

Oração do dia

Ó Deus, vinde em nosso auxilio, ao lançarmos na terra as sementes; porque só vós podeis suprir a nossa deficiência e fazer com que elas cresçam e se multipliquem. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

Para pedir chuva

Oração do dia 

Ó Deus, em quem vivemos, nos movemos e somos, concedei-nos as chuvas necessárias, para que, auxiliados quanto aos bens da terra, desejemos com mais confiança as do céu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

Para pedir bom tempo

Oração do dia

Ó Deus eterno e todo-poderoso, vossos castigos nos curam e vosso perdão nos conserva; concedei que nos alegremos com o bom tempo e usemos sempre os vossos dons para vossa glória e nossa salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

Para repelir tempestades

Oração do dia

Ó Deus, a quem todos os elementos obedecem, aplacai as tempestades, para que o temor, inspirado pelo vosso poder, se transforme em louvor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

Fontes: