São Domingos Sávio: Paróquia comemora o Dia do Jovem Padroeiro

Comemoramos hoje, 06/05, a memória litúrgica de São Domingos Sávio, o jovem santo tido como padroeiro das grávidas.

As atividades comemorativas em honra a São Domingos Sávio na paróquia dedicada a ele, localizada no Riacho Fundo, tiveram início no dia 03 de maio, última sexta-feira, e seguirá até o domingo, dia 12/03.

A cada dia de festividade, a paróquia recebe um pároco de uma comunidade vizinha para celebrar a Eucaristia e realizar a Novena, a partir das 19h30. Pouco antes da Santa Missa, por volta das 18h, a paróquia é aberta para a Adoração Eucarística.

No dia 12 de maio, o bispo auxiliar, dom Valdir Mamede, presidirá a Solenidade de São Domingos Sávio, às 19h30.

Vale destacar que os fieis que participarem da novena, vão receber o Cordão de São Domingos Sávio. A cada novena, o fiel deverá fazer um nó na corda, que representa a graça que quer alcançar ou a doença ou o problema que quer se livrar. No dia da Solenidade, os nós serão queimados e os pedidos serão entregues a Deus.

A paróquia contará ainda com shows de artistas locais na sexta, 10/05, sábado, 11/05, e domingo, 12/05. Veja abaixo.

 

Um pouco de São Domingo de Sávio

Em 02 de abril de 1842, nascia, na Itália, Domingos Sávio; menino de origem pobre e humilde, filho de um ferreiro e de uma costureira, ambos muito devotos e seguidores da fé cristã.

Desde pequeno, já sabia o queria para a sua vida: ser santo, e agia de forma coesa com o seu desejo.

Ia à igreja quase que diariamente. E quando a Igreja não abria, colocava-se de joelho a reza na porta, esperando o templo ser aberto. Aos seis anos, iniciou a Catequese e aos sete, recebeu a 1ª Comunhão. Um dia antes de receber a Eucaristia pela primeira, o garoto fez as seguintes anotações:

1º. Confessar-me-ei com frequência e receberei a Comunhão todas as vezes que o confessor me permitir.
2º. Santificarei os dias de preceito.
3º. Meus amigos serão Jesus e Maria.
4º. Antes morrer que pecar.

Após receber a 1ª Comunhão, o passo seguinte do garoto foi se preparar para ser padre. Para isso, estudava em uma vila vizinha, que ficava a 20 km – distância percorrida a pé diariamente pelo pequeno religioso.  Por falta de recursos financeiros, o menino precisou interromper os estudos.

Inconformado com a situação, o padre da paróquia frequentado pelo menino indicou que ele procurasse por Dom Bosco no Oratório São Francisco de Sales, direcionado para jovens de recursos escassos. Dom Bosco o acolheu, e tornou-se seu professor e diretor espiritual.

Algum tempo depois, o jovenzinho fundou um grupo chamado a “Companhia da Imaculada Conceição”, que era composto pelos melhores alunos do Oratório. Segundo relatos, o objetivo era homenagear Maria e salvar almas.

Certo dia, Domingos adoeceu. A cada dia que passava o garoto piorava. Domingos faleceu no dia 09 de março de 1857, aos 15 anos.

Conta-se que o menino teve a visão do paraíso após a sua última oração. “Adeus queridos pais. Estou tendo uma visão linda! Que lindo!”.

Domingos Sávio foi beatificado em 1950 e canonizado em 1954, pelo Papa Pio XII, tornando-se o 1º Santo Salesiano.

 

Oração a São Domingos Sávio

Querido São Domingos, vós que ofereceu sua curta vida totalmente ao amor de Jesus e de Sua Mãe. Ajudai a juventude de hoje a compreender a importância de Deus em suas vidas. Vós tornastes um santo através de permanente participação nos sacramentos, iluminai os meus parentes e filhos da importância da frequente Confissão e da Santa Comunhão. Quando jovem vós meditastes no sofrimento da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, obtenha para nós a graça de um ardoroso desejo de sofrer por amor a Ele. Nós desesperadamente necessitamos de sua intercessão para proteger as crianças de hoje das tentações e das zombarias do mundo. Olhai por eles e guiai-os na estrada para o Paraíso. Peça a Deus que nos dê a graça de santificar nossos deveres diários fazendo-os por amor a Ele. Nos lembre sempre da necessidade de praticar as virtudes em tempos de atribulações e dificuldades. São Domingos Sávio, preservai a vossa inocência em nossos corações e rogai ao Senhor por nós e pela salvação de nossa alma. Amem.

 

Clique aqui e acompanhe o Festejo de São Domingos Sávio no facebook da paróquia.

 

Informações:
Local: São Domingos Sávio
Endereço: QS 2 lote D / Riacho Fundo I
Telefone: (61) 3964-9312
Email: secretaria@saodomingossavio.com
Site: http://www.saodomingossavio.com/
Facebook: https://www.facebook.com/paroquiasaodomingossaviorf/

Capela Santos Anjos da Guarda – Qn 01 Praça do Coreto
Capela São Rafael Arcanjo – Colônia Agricola Riacho Fundo I, Chácara 18

 

Por Gislene Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.