São Lucas: Padroeiro dos médicos e sua busca pela verdade

No dia 18 de outubro a Igreja celebra a festa de São Lucas, Evangelista. Através do testemunho de São Paulo na carta aos Colossenses, sabe-se que ele era médico: “Nosso querido médico, Lucas” (4, 14). Por conta desta tradição, e percebendo a sadia influência da cristandade na sociedade, hoje, no Brasil, é comemorado o dia do médico.

O que São Lucas pode ensinar hoje, tanto aos profissionais que estão sob seu patrocínio, como para todos os homens e mulheres de boa vontade? O santo evangelista tinha sua origem grega, portanto, só veio a conhecer a mensagem de Jesus Cristo a partir do anúncio de outros e da busca sincera pela verdade. Este empenho na busca pela verdade deve ser um propulsor para todos aqueles que desejam ser bons. A Verdade é uma só: Jesus Cristo. A partir dele, todas as outras “verdades” são legitimadas. Ao buscar com sinceridade a verdade, ele a encontrou e a fez ser anunciada até os dias de hoje através do seu Evangelho. Os médicos, profissionais de saúde, homens e mulheres, ao buscarem com serenidade de coração a verdade, nos dias de hoje, devem seguir esses passos para chegar ao fruto do bem comum.

Nesta busca pelo caminho correto, o apoio dos semelhantes pode ajudar a chegar a bons resultados. Com este objetivo foi fundada a Associação dos Médicos Católicos de Brasília – AMCB, em 15 de novembro de 2015. Ela “é uma entidade de natureza religiosa, cultural e científica. A associação tem como missão promover reuniões, debates, cursos, seminários, congressos, retiros, publicações, campanhas, congraçamentos, pesquisas, participação em redes sociais e na mídia e atendimento humanitário.”, afirma Ana Quirino, secretária da associação.

O Setor de Comunicação da Arquidiocese de Brasília perguntou a Doutora Ana qual é a importância da fé, neste momento pandêmico que ainda está a se viver pela sociedade. O testemunho da doutora é cirúrgico: “A fé é imprescindível em qualquer momento, na alegria ou na tristeza. Quando olhamos os acontecimentos à luz da fé compreendemos o real e verdadeiro “porquê” e “para quê”. Mas sobretudo em momentos de maior dificuldade, com tantas informações contraditórias, se conseguimos manter o olhar fixo em Deus, não nos perderemos no caminho, nem desistimos da nossa Missão. Durante esse período específico de pandemia, os médicos continuaram honrando sua missão de cuidar dos seus pacientes. Aqueles que mantiveram um espírito de transcendência conseguiram enxergar nos momentos de dificuldades uma oportunidade de exercício de fé e entrega, através do bom ânimo e oração, podendo repetir a cada momento: “Senhor se tu o queres, eu também quero”, como nos fala a beata Chiara Luce.”

Celebrar São Lucas é celebrar um testemunho de fé, um exemplo de que é possível buscar a verdade em meio a vida profissional, em meio a sociedade. Na Arquidiocese de Brasília a Paróquia que o tem como Padroeiro fica na Ceilândia e, neste dia 18, celebrará a solenidade com a presença do bispo Auxiliar Dom Marcony Vinícius, que presidirá a Santa Missa às 19h.

 

Serviços:

Festa de São Lucas

Local: Paróquia São Marcos e São Lucas – Setor P norte – QNP 9/13 – Ceilândia

Telefone: 3379-1100

Transmissão pelas redes sociais da paróquia

 

Associação dos Médicos Católicos em Brasília – AMCB

Site: https://site.medicoscatolicosdf.com.br

E-mail: medicoscatolicosbrasilia@gmail.com