Saudação de Dom Paulo Cezar ao Bispo eleito da diocese de São Carlos

Na manhã desta quarta-feira (20), o Papa Francisco nomeou Dom Luiz Carlos Dias como 8º Bispo da Diocese de São Carlos. A Diocese estava vacante desde a nomeação de Dom Paulo Cezar como Arcebispo da Arquidiocese de Brasília.

A nomeação foi publicada no Boletim de Imprensa da Santa. Até o momento, Dom Luiz é Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo.

O novo Bispo assumirá oficialmente as suas funções no dia 18 de dezembro, data em que acontecerá sua posse canônica, às 10h na Catedral de São Carlos.

Em mensagem, Dom Paulo Cezar saúda com afeto e alegria o estimado irmão, Dom Luiz Carlos Dias, nomeado bispo da diocese de São Carlos. “Desejo que a missão a frente da amada Igreja de São Carlos seja frutuosa e  inspirada por vosso lema episcopal “Vim para servir”. Que o serviço ao anúncio da Palavra de Deus seja de vivaz consolo para o coração do pastor. Rogo copiosas bençãos sob a intercessão de Nossa Senhora Aparecida sobre o vosso ministério, que se iniciará junto ao clero e ao povo amado desta Diocese.”

 

Conheça Dom Luiz Carlos

O novo bispo é mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, com formação em Ética Social na Adveniat, Alemanha. E já exerceu docência em Teologia Moral, Antropologia Cultural, História da Filosofia, Ética e Metafísica.

Atualmente é o Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil no Regional Sul 1, e já foi secretário executivo das Campanhas da Fraternidade e da Evangelização, na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O epíscopo encontrará uma Igreja Particular que conta com 129 Paróquias, 170 padres, 57 diáconos permanentes e 6 diáconos transitórios, 43 seminaristas. Uma população de mais de 1 milhão e 200 mil pessoas.

Nos seus 113 anos de história, a Diocese de São Carlos começa sua preparação para acolher o seu 8º pastor. (Biografia: https://www.diocesesaocarlos.org.br/)