Semana Nacional da Família em Brasília será de 03 à 7 de agosto

A Semana Nacional da Família, SNF, deste ano de 2020 será celebrada com o tema “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Js. 24,15), no período de 9 a 15 de agosto nas regionais, dioceses e comunidades. A Comissão Nacional da Pastoral Familiar, CNPF, para contribuir e dinamizar essas celebrações, fará a abertura um dia antes, 8, e o encerramento um dia depois, 16, de forma virtual.

 

A abertura no dia 8 será a partir das 10 horas, iniciando com uma saudação de Dom Walmor Oliveira, Arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, seguida da palestra do casal André e Karina Parreira abordando o tema da SNF, “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”, finalizando com uma conversa sobre “O ‘Novo Normal’ e a família no pós pandemia” com a terapeuta Marta Pimenta de Brito.

O encerramento no dia 16 de agosto será às 20 horas, com um momento musical no qual também serão apresentados pequenos vídeos das celebrações realizadas em todo o Brasil. Tudo será transmitido ao vivo pelo canal oficial da CNPF no Youtube: www.youtube.com/PastoralFamiliarCNBB.

 

 

Celebrações nas regionais, dioceses e comunidades

 

No período de 9 a 15 de agosto as celebrações ficam por conta das regionais, dioceses e comunidades. É uma semana em que se pode desfrutar momentos intensos de alegria aproveitando para fortalecer o alicerce da casa comum, nos quatro pilares propostos nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) 2020/2023: Palavra, Pão, Caridade e Missão. Pilares que estão diretamente ligados à família e sua casa, lugar sagrado e santuário da vida. Há diversas formas de se desenvolver atividades nestes dias para que a SNF seja fortemente vivenciada por todos. Cada paróquia pode e deve decidir como viver esta semana com seus paroquianos. O ‘Hora da Família’ deste ano, que tem a intenção de aprofundar a vocação da Igreja Doméstica, é um excelente subsídio que ajudará a celebrar bem a SNF e pode ser explorado em todos os segmentos da comunidade, quais sejam grupos, movimentos e pastorais. Este livro é bastante dinâmico e didático podendo, em tempos de pandemia em que as atividades estão bem limitadas por causa do distanciamento social, ser vivenciado pelas próprias famílias, em suas casas.

 

Antecedendo a Semana Nacional da Família em Brasília

 

Sendo a SNF um evento tão grandioso e importante, o Setor Vida e Família da Arquidiocese de Brasília, com a intenção de contribuir, dinamizar e fortalecer as celebrações, também desenvolverá uma série de atividades durante a semana que antecede a SNF.

Será um valioso evento, adaptado às condições que a pandemia nos impôs, que acontecerá durante toda a semana de 3 a 8 de agosto. Tudo será transmitido ao vivo pelos canais oficiais da Pastoral Familiar no Youtube,  comissaoarquidiocesanapastoralfamiliar, e no Facebook,  facebook.com/pastoralfamiliardebrasilia. Dentre as atrações teremos a oração do santo terço, lives e missa.

A programação será a seguinte: todos os dias, às 15 horas, haverá a oração do santo terço; todas as noites, às 20 horas, haverá Lives que abordarão diversos temas relacionados à família; terminamos o nosso evento no sábado, dia 8, às 17 horas, com a santa missa transmitida diretamente da Catedral Metropolitana de Brasília, presidida por Dom José Aparecido e com Celebrada por Dom Marcony e o Assessor Eclesiástico do Setor Vida e Família Padre Ricardo Ferreira.

 

Nas apresentações das Lives os temas abordados proporcionarão uma profunda reflexão  sobre o amor de Deus pelas famílias. Para isso, contaremos com a participação de atuantes irmãos na defesa da vida e na valorização da família. Dentre eles o Casal Nacional da Pastoral Familiar, Luiz e Katia Stof, que na primeira live, segunda-feira, falará sobre o tema “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”. Na noite seguinte, terça-feira, o diácono Emerson, que orienta o Setor Pré-Matrimonial da Pastoral Familiar,   e o seminarista Vandinho vão tratar sobre o tema “Amados e chamados por Deus”. Na terceira noite, quarta-feira, o Assessor Nacional da Pastoral Familiar, Padre Crispim, fará uma exposição sobre o tema “Família e Educação”. Na quinta-feira contaremos com a participação da Equipe de Bioética de Brasília, na pessoa do Padre João Baptista, que vai falar sobre o tema “Família e o Compromisso com a Vida”. Na última noite de Lives, sexta-feira, fecharemos com o Casal Rubens e Tatiana, da Equipe de Nossa Senhora, eles vão discorrer sobre o tema “Família e Matrimônio.

 

Como visto, a programação será bem fértil. Participe, convide sua família e seus amigos, não perca essa oportunidade de celebrar a família  e de fazer da sua casa um lugar que serve ao Senhor. Aproveite para gravar pequenos vídeos ou bater fotos e postar nas suas redes sociais com a hastag #semananacionaldafamília. Você poderá aparecer na Live do dia 16 de agosto.

 

Serviço

 

Semana precursora da SNF – Setor Vida e Família da Arquidiocese de Brasília

(comissaoarquidiocesanapastoralfamiliar / facebook.com/pastoralfamiliardebrasilia)

 

3 de agosto:

15:00 – santo terço

20:00 – “Eu e Minha Casa Serviremos ao Senhor” – Luiz e Kátia Stof

4 de agosto:

15:00 – santo terço

20:00 – “Amados e Chamados por Deus” – diácono Emerson e seminarista Vandinho

5 de agosto:

15:00 – santo terço

20:00 – “Família e Educação” – Pe Crispim

6 de agosto:

15:00 – santo terço

20:00 – “Família e o Compromisso com a Vida” Pe João Baptista

7 de agosto:

15:00 – santo terço

20:00 – “Família e Matrimônio” – Rubens e Tatiana

8 de agosto:

17:00 – Santa Missa

 

Semana Nacional da Família – CNPF (www.youtube.com/PastoralFamiliarCNBB)

8 de agosto:

10:00 às 12:00

Saudação de Dom Walmor Oliveira

“Eu e minha casa serviremos ao Senhor” – André e Karina Parreira

“O ‘Novo Normal’ e a família no pós pandemia” – Marta pimenta de Brito

17:00 – Santa Missa

9 a 15 de agosto:

Celebrações nas regionais, dioceses e comunidades

16 de agosto:

20:00 – Live musical e apresentação de vídeos das celebrações nas regionais, dioceses e comunidades.

 

 

Sugestões Práticas para Trabalhar a Semana Nacional da Família 2020:

 

Atividades Práticas que podem ser realizadas antes, durante e depois da Semana Nacional da Família.

 

Vídeos Motivacionais (casais da Pastoral Familiar, gravar vídeos com uma pequena mensagem de esperança para mandar por WhatsApp para aqueles que não tem acesso e/ou domínio da Tecnologia)

LIVEs (propor e/ou convidar as famílias a participarem das Lives que estão sendo propostas pelo Nacional, pelas Dioceses e Paróquias);

Vídeos (gravar Testemunho de Famílias sobre os encontros Hora da Família e suas contribuições);

Realizar os Encontros em Família (convidando outras pessoas da comunidade a participarem pelas ferramentas online -Zoom/Meet)

Motivar as Famílias a Rezarem o Terço durante a Semana Nacional da Família (09 a 15 de agosto rezam e refletem o Evangelho/ Leitura proposta em cada Encontro)

 

09/08 (Domingo) – Mt. 1, 18 -24

10/08 (Segunda) – Isaías 43, 1 – 5

11/08 (Terça) – Gênesis 2, 19 – 24

12/08 (Quarta) – Mateus 22, 37 – 40

13/08 (Quinta) – Mateus 4, 12 – 23

14/08 (Sexta) – Lucas 10, 25 – 37

15/08 (Sábado) – Josué 24, 14 -17

 

2020-08-03T11:47:32-03:0003/08/2020|