Seminaristas recebem Admissão e Ministérios na última semana

Três celebrações marcaram a última semana no Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília Nossa Senhora de Fátima. No último dia 10/02, três seminaristas foram admitidos como candidatos às Ordens Sacras. Na quinta-feira (17/02), sete seminaristas receberam o ministério de Leitor e na sexta-feira (18/02), três foram instituídos Acólitos para a Igreja.

A Celebração de Admissão foi presidida pelo Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, onde admitiu os seminaristas Celso, Francisco Randson e Gabriel Dias. Dom Paulo destacou que a partir desta etapa a Igreja já olha com mais seriedade para a decisão e caminhada dos seminaristas que são admitidos.

Já a Missa de Leitorado foi presidida pelo Bispo Auxiliar de Brasília, Dom Marcony Vinícius e nela receberam o ministério os seminaristas Aléxis, Lucas, Celso, Fábio, Luís Felipe, Pablo e Vanderson. O Bispo Auxiliar relembrou que o sacerdote é o homem da Palavra e o seminarista que se prepara para ser ordenado já deve vivenciar esta realidade em sua vida e formação.

A última Celebração, a Missa do Acolitado, foi presidida por Dom Paulo Cezar e nela foram instituídos acólitos os seminaristas Anderson, Lucas e Luciano. O padre é o homem do Altar e da Eucaristia, por isso, aqueles que se preparam para assumir o ministério sacerdotal devem, também, alimentarem-se sempre dessa realidade, para bem servir e bem amar o Senhor no Santíssimo Sacramento do Altar, disse o Arcebispo para os três seminaristas.

 

Para saber mais

 

Dentro do itinerário da formação dos futuros sacerdotes, três momentos são bastante importantes até a chegada a ordenação. Abaixo, podemos ver um breve resumo do que cada um deles significa.

“O rito da admissão destina-se a que o aspirante ao Diaconato ou ao Presbiterato manifeste publicamente a sua vontade de se dar a Deus e à Igreja, para exercer a Ordem sagrada. A Igreja, aceitando esta doação, escolhe-o e chama-o, a fim de se preparar para receber a sagrada Ordem, passando assim a ser contado legitimamente entre os candidatos ao Diaconato e ao Presbiterato.” (Cerimonial dos Bispos 479)

 

“Os ministérios de leitor e de acólito devem manter-se na Igreja latina. Estes ministérios podem ser confiados a fiéis leigos, homens, não se considerando reservados unicamente aos candidatos ao sacramento da Ordem. Os candidatos ao Diaconato e ao Presbiterato deverão receber os ministérios de leitor e de acólito, se os não tiverem já recebido, e exercê-los por tempo conveniente, a fim de melhor se prepararem para os futuros ministérios da Palavra e do Altar.” (Cerimonial dos Bispos 790)

 

Abaixo você confere algumas fotos das Celebrações no perfil do Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília Nossa Senhora de Fátima no Instagram.