Setor de Juventude da Arquidiocese de Brasília prepara Jornada Diocesana da Juventude

Respondendo ao chamado do Papa Francisco e do Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, o Setor Juventude da Arquidiocese de Brasília prepara o Jornada Diocesana da Juventude (JDJ). Esta será o primeiro evento organizado pela nova coordenação do Setor através da orientação do Padre Silas César, coordenador do Setor Juventude e vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes em Taguatinga.

A JDJ é um evento que acontece todos os anos, desde 1986, e foi pensada pelo Papa São João Paulo II. Ele quis reunir todos os jovens do mundo em um itinerário de fé, comunhão e celebração em torno da Pessoa de Cristo. Algumas das edições acontecem a nível mundial em sedes escolhidas pelo Santo Padre a cada dois ou três anos. No intervalo entre as edições mundiais, acontecem, nas dioceses de todo o mundo, as edições diocesanas. Estas aconteciam sempre no dia do Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor. A partir deste ano de 2021, o Papa Francisco decidiu por transferir o evento para a Solenidade de Cristo Rei do Universo para que não haja dificuldades em celebrar a Semana Santa e este momento da juventude. Para isso, escolheu a Solenidade de Cristo Rei, último domingo do Ano Litúrgico, onde costumeiramente se lembra da vocação laical.

Na arquidiocese de Brasília, o Arcebispo Dom Paulo Cezar, incentivou o Setor Juventude a inserir esta data de forma destacada no calendário da juventude arquidiocesana, tanto para criar vínculos de comunhão com a Igreja à nível mundial, como também, para que os jovens da arquidiocese possam alimentar a fraternidade, a espiritualidade e o amor a Cristo e a Igreja, de forma unida, trocando experiências e convivendo neste caminho de fé.

Por conta das restrições sanitárias impostas pela pandemia, este ano, a JDJ da Arquidiocese de Brasília contará com um número limitado de jovens presentes, por isso, será necessário fazer uma inscrição para participação. Entretanto, ninguém vai ficar de fora: todo o evento será transmitido pelos canais das redes sociais onde toda a juventude da Arquidiocese poderá celebrar, louvar e escutar a voz do pastor.

Este ano, a JDJ tem como tema a passagem do livro dos Atos dos Apóstolos: “Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste.” (At 26, 16). O tema da Jornada é escolhido sempre pelo Santo Padre e és disponibilizado com uma mensagem do Papa para os jovens do mundo que pode ser acessada aqui.

A JDJ 2021 da Arquidiocese de Brasília contará com a participação do Arcebispo Dom Paulo Cezar Costa, do missionário e cantor Danilo Lopes e do Ministério Epheta que animarão o momento. Será no dia 20 de novembro, um sábado, das 14h às 18h30, no Colégio Marista João Paulo II, na W3 norte e, também, pelas redes sociais.

No dia do evento, também serão anunciadas todas as ações do Setor Juventude para o ano de 2022, bem como, os preparativos para a presença da Arquidiocese de Brasília na Jornada Mundial da Juventude 2023 em Lisboa, Portugal. Fique atento ao site e as redes sociais da Arquidiocese, como também do Setor Juventude, curtindo, compartilhando e acompanhando para que todos os jovens de Brasília possam conhecer os trabalhos do setor.

 

Vagas para participação presencial são limitadas.

Link para inscrição:https://bit.ly/3H5OzQY