Setor Vida e Família realizará a Jornada Arquidiocesana das Famílias dia 11 de junho

O Setor Vida e Família da Arquidiocese de Brasília realizará a Jornada Arquidiocesana das Famílias no dia 11 de junho em comunhão com o Santo Padre, o Papa Francisco, e com a Igreja no mundo inteiro que vivenciará o X Encontro Mundial das Famílias em Roma, no final de junho deste ano. O evento acontecerá no Centro de Evangelização Renascidos em Pentecostes, Ceilândia, e terá programação durante todo o dia, das 8h às 17h30, com presença de Dom Paulo Cezar Costa, Arcebispo de Brasília, que presidirá a Santa Missa.

 

Com o tema: “O amor na família: vocação e caminho da santidade”, o encontro terá palestras, tendas temáticas, animação, espaço para as crianças, oração e espiritualidade com temas voltados para toda a família. Ou seja, haverá atrações para crianças, jovens e adultos. Além dos membros das pastorais familiares, movimentos e encontros de casais e serviços voltados para a família, todas as pessoas são convidadas a participar desta jornada que tem o objetivo o reencontro  das famílias para que possam  vivenciar o espírito de comunidade fraterna e de incentivar a reflexão sobre a família na sociedade, como também, os aspectos inerentes a vocação familiar no caminho da busca da santidade por todos os seus membros.

 

Testemunhando a beleza desta convocação do Santo Padre e a resposta da Arquidiocese de Brasília de estar em unidade com a Igreja no mundo todo, a coordenação do Setor Vida e Família afirma que “a Jornada das Famílias será um evento riquíssimo que tem o intuito de incentivar as paróquias da Arquidiocese de Brasília a desenvolverem atividades para que as famílias possam vivenciar este grandioso momento de nossa Igreja. A idealização da Jornada surgiu a partir do convite do Papa Francisco para que o Encontro Mundial das Famílias – que neste ano acontecerá em Roma na semana de 22 a 26 de junho – seja realizado de forma multicêntrica. Depois de tanto tempo recolhidos por causa da pandemia, esta será uma oportunidade para que as famílias possam se reencontrar e vivenciar o espírito de comunidade fraterna, bem como refletir sobre a vocação de serem famílias em busca da santidade. Para isso, a programação conta com várias atividades como: palestras, testemunhos, momentos de oração, shows e um atrativo espaço para as crianças. Ou seja, haverá atrações para crianças, jovens e adultos. Como o próprio nome diz, será um dia destinado à família. Com isso, esperamos que as paróquias se sintam motivadas a também desenvolverem programações que contemplem as famílias de suas comunidades. Como motivação, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida desenvolveu várias propostas para que todos possam viver esta rica experiência.”

 

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

08h00 – Café da manhã e Animação
09h15 – Lectio Divina com Dom Paulo Cezar Costa – Arcebispo de Brasília
09h45 – Palestra – Identidade e missão da família cristã, Igreja Doméstica e Sinodalidade;
10h35 – Painéis de acordo com as palestras – Família e Pastores juntos em Missão.
10h50 – Animação
11h00 – Palestra – A família, o caminho da santidade, Amor em família, maravilhoso e frágil
12h00 – Painéis de acordo com as palestras – Transmitir a fé aos Jovens de hoje.
12h15 – Almoço
13h15 – Caminho da Santidade – Espaços pequenos com palestras de até 20min – Movimentos ou Pastorais. (palestras vão ocorrer durante todo o tempo entre 13h até 14:30)
15h00 – Momento Oracional
15h50 – Missa de Encerramento com Dom Paulo Cezar Costa – Arcebispo de Brasília – benção de casais com bodas de 25, 30, 35… anos de matrimônio
17h00 – Animação por mais 30min do final da missa.