
O que significa a palavra “sínodo”?
O termo “sínodo” deriva do grego “sýnodos”, que significa “reunião”. O termo é composto pelo prefixo “syn” (junto com/junto de/junto a) e pelo substantivo “hodós” (caminho). O verbo grego synodéo significa “fazer um caminho com alguém”.
Sinodalidade
Sinodalidade é a capacidade ou processo de fazermos juntos uma mesma estrada, é buscar superar aquilo que nos separa a partir de um dialogo que evidencie o que nos une, fazendo que ressoe em cada um o sentimento de fraternidade. Nesse processo cada pessoa é importante.
Como é o processo do Sínodo?
Estamos na etapa de ouvir o Povo de Deus em nossa Arquidiocese de Brasília. Para isso foi constituída uma equipe arquidiocesana que articulará e acompanhará o processo sob a ótica de uma Igreja Sinodal, ao anunciar o Evangelho, ‘caminha em conjunto’.”
A principal pergunta a refletirmos é:
“Como é que este ‘caminho em conjunto’ está acontecendo em nossa Arquidiocese e que passos o Espírito nos convida para que possamos crescer e progredir nesse ‘caminhar juntos’? (DP 26)”
Ao refletir sobre essa pergunta, o povo de Deus é convidado a:
1. Recordar as nossas experiências pensando em que experiências da nossa Igreja Particular de Brasília já revelam que caminhamos juntos em conjunto?
- Reler, mas profundamente, estas experiências mencionadas e refletindo: quais alegrias proporcionaram? Quais dificuldades e obstáculos encontramos? Que feridas fizeram emergir? Que intuições suscitaram?
- Colher os frutos para compartilhar pensando: nestas experiências, onde ressoa a voz do Espírito? O que ela nos pede? Quais os pontos a confirmar, as perspectivas de mudança, os passos a dar? Onde alcançamos o consenso? Que caminhos se abrem para a nossa Igreja Arquidiocesana?
Etapas do processo na Arquidiocese de Brasília
Após o tempo de reflexão das motivações elencadas acima, a equipe disponibilizará um formulário on-line que todos possam responder às questões sob orientação do Documento Preparatório.
O link desse formulário será divulgado pelas Paróquias, Pastorais, Movimentos, grupos específicos, setores pastorais e pelos meios de Comunicação da Arquidiocese: o site, as mídias sociais, a Rádio Nova Aliança e por outros meios que a equipe de animação arquidiocesana para o sínodo vier a disponibilizar.
O link com o formulário será liberado no dia 31/01/2022 e ficará disponível até 31/05/2022.
As etapas do processo de escuta serão dispostas nos seguintes níveis: paroquial, vicariatos e setores, Conselho Arquidiocesano de Pastoral e a consulta aberta a todo o Povo de Deus.
E o resultado?
O resultado dessa consulta será transformado em síntese a partir dos resultados colhidos na Arquidiocese. Posteriormente, se divulgará para todo o Povo de Deus na chamada Reunião Pré-sinodal programada para o mês de junho com Missa presidida pelo Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar, no dia 25/06/2022, na Catedral Metropolitana de Brasília e, em seguida, enviada oficialmente para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que fará chegar a etapa continental e, depois, para o Sínodo dos Bispos propriamente dito que acontecerá em Roma em 2023.
Para mais informações, entre em contato com a Comissão Arquidiocesana de Pastoral pelo e-mail: pastoral@arquidiocesedebrasilia.org.br ou pelo telefone: (61) 3213-3341
QUESTIONÁRIOS DO PROCESSO DE ESCUTA DO SÍNODO 2021-2023
Membros de pastorais, movimentos, serviços, comunidades, clique no banner abaixo e responda ao Questionário do processo de escuta do Sínodo 2021-2023

Clicando no banner abaixo você Católico (que não participa de pastorais, movimentos e serviços), você que tem algum relacionamento com a Igreja (famílias atendidas pela Ação Social, dependentes químicos, migrantes, moradores em situação de rua) e você que não é da Igreja Católica, também poderá responder um questionário porque o Papa Francisco também deseja te escutar.
