Última reunião geral do Clero do ano acontece no Seminário Nossa Senhora de Fátima

Nesta quinta-feira (11), aconteceu a última reunião geral do clero deste ano de 2021. O encontro aconteceu durante toda a manhã na capela do Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília Nossa Senhora de Fátima e contou com a presidência de Dom Paulo Cezar Costa, Arcebispo de Brasília, e com a presença numerosa de padres e diáconos, além dos bispos auxiliares, Dom Marcony Vinícius e Dom José Aparecido.

No início da reunião, Dom Paulo fez memória dos dois sacerdotes falecidos nos últimos dias – Padre João Baptista e Padre Virgílio Uchoa – pedindo que os presentes rezassem por eles. Em seguida, fazendo memória do novo plano pastoral aprovado na VII Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, que aconteceu no último sábado (6), o Arcebispo refletiu sobre o tema “Presbítero: homem da Palavra”, lembrando os presentes de que o ministério e a vida do padre devem estar sempre imersos da Palavra de Deus.

Dentre os vários temas tratados na reunião, pode-se dar destaque a avaliação sobre a VII Assembleia Arquidiocesana de Pastoral e a fase arquidiocesana do Sínodo dos Bispos sobre a sinodalidade. Além disso, foram apresentadas questões referentes a OASSAB (organismo relacionado ao serviço social da Arquidiocese), definições sobre o folheto semanal “O Povo de Deus”, como também sobre a Faculdade de Teologia da Arquidiocese – FATEO, o calendário arquidiocesano de 2022 e ações da Igreja de Brasília em relação as últimas orientações do Governo do Distrito Federal referentes a pandemia.

A reunião geral do Clero sempre é encerrada com um momento fraterno de convivência entre os padres no almoço oferecido pelo seminário, onde também, os seminaristas podem ter um momento de convívio com os futuros irmãos de presbitério.