Última Visita Pastoral Missionária deste ano será à paróquia Senhor Bom Jesus, em Ceilândia

Fechando o ciclo de Visitas Pastorais Missionárias às paróquias da cidade neste ano, o cardeal Sergio da Rocha, arcebispo de Brasília e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), visita a Paróquia Senhor Bom Jesus, em Ceilândia, de 06 a 09 de dezembro.

Fundada em 1978, esta é a primeira vez que a paróquia Senhor Bom Jesus recebe a Visita Pastoral Missionária. A preparação para esta ação missionária iniciou ainda no ano passado, quando o atual pároco da Senhor Bom Jesus, Pe. Marcelo Vitorino, ficou sabendo que a paróquia havia sido escolhida para receber o arcebispo este ano, como conta abaixo.

“A preparação iniciou há, mais ou menos, 1 ano e dois meses. Para ter um norte, recebemos um roteiro básico do COMIDE e adaptamos as orientações recebidas à nossa realidade, e incluímos, como por exemplo, a visita do arcebispo à delegacia. Realizamos também formação para os fieis que irão dar apoio durante toda a visita, e como a formação foi realizada no dia do ENEM, tivemos que realizar outra formação só para os jovens. Ao todo, temos cerca de 170 missionários aptos para nos auxiliar durante todos os 4 dias de visitas, que inclui visita à comunidade, escolas e enfermos”, disse.

Pe. Marcelo Vitorino relatou também a ansiedade para a visita de dom Sergio da Rocha para a paróquia e a comunidade, e citou ainda os incontáveis benefícios que ela trará.

“Nós estamos muito ansiosos para este momento de encontro com nosso pastor. Queremos ouvir do nosso pai pastor o que tem visto da nossa paróquia, o que tem chegado a ele, o que temos que melhorar. Com certeza, esta visita é um incentivo enorme para a nossa comunidade para que ela seja cada vez mais missionaria. É importantíssimo para que possamos crescer. Além disso é um momento que nos traz muita alegria, pois é o dia que um pai vem visitar seu filho”, contou.

Questionado sobre o que deve mudar na paróquia após a visita de dom Sergio, o padre revela, como poderemos ver abaixo, o desejo que a comunidade seja tocada a ponto de sentir com mais vigor o chamado missionário para a vida de cada um.

“Espero que, com a Visita do arcebispo, mude a questão da vivência missionaria, e que os nossos paroquianos possam sentir a urgência do chamado missionário de ir até os outros. Não que não aconteça, já acontece, mas que os fieis sintam esse chamado como mais ardor, sabendo que é esta a nossa missão, que esta é a nossa vocação. Como eu disse esses dias, em minhas redes sociais, ‘se hoje nós somos católicos é porque alguém nos evangelizou, então é nossa obrigação de evangelizar alguém também’ “, concluiu o padre.

Vale lembrar que as Visitas Pastorais Missionárias fazem parte do cumprimento do acordo estabelecido no Cânon, em que o “Bispo deve visitar cada ano a diocese, total ou parcialmente, de modo que visite a diocese toda ao menos cada cinco anos (Cânon 396,1)”.

As visitas atendem também às diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, que recomenda, como também pede o Papa Francisco, que a Igreja esteja em estado permanente de missão.

“Naquele IDE de Jesus estão presentes os cenários e os desafios sempre novos da missão evangelizadora da Igreja, e hoje todos somos chamados a esta nova saída missionária” (EG n.20 – Frase utilizada pelo Papa Francisco).

 

Informações:
Paróquia: Senhor Bom Jesus
Endereço: QNO 11/13 – Área Especial Setor “O” – Ceilândia Norte
Telefone: (61) 3585 3578 / 3032 3579 / 66868 3578 / 98485 8048
E-mail: psenhorbomjesus@gmail.com / pascompsbj@gmail.com
Facebook: Paroquia Senhor Bom Jesus

 

Por Gislene Ribeiro

2018-12-05T11:31:43-02:0005/12/2018|