Via sacra rezada na sexta feira durante a quaresma

“Senhor Jesus, a Vós dirigimos o nosso olhar cheio de vergonha, de arrependimento e de esperança. Diante do Vosso amor supremo, que a vergonha nos invada por Vos ter deixado só, sofrendo pelos nossos pecados. Vergonha, por termos escolhido Barrabás, o poder, o mundanismo e não a Vós; vergonha, porque tantas pessoas, inclusive alguns dos vossos ministros, deixaram-se levar pela ambição e vanglória; vergonha, por deixarmos aos jovens um mundo dilacerado e dividido, devorado pelas guerras, pelo egoísmo, pela marginalização. Enfim, vergonha por termos perdido a vergonha. Senhor, dai-nos sempre a graça da santa vergonha!” (Papa Francisco – oração na celebração da Via-Sacra de Sexta-feira Santa em frente ao Coliseu de Roma)

O tempo da quaresma é o momento propicio para refletir a Paixão de Cristo e firmar no propósito divino.

Etimologicamente a palavra “Via Crucis”, ou Via Sacra, significa em latim O caminho da Cruz”. A via sacra é um piedoso exercício de pratica de oração que comumente se faz durante a quaresma, às sextas feiras, recordando a paixão de Cristo, meditando o sofrimento de Jesus a partir do tribunal de Pilatos até o monte Calvário.

Este percurso é formado por 14 estações. Cada estação corresponde a um fato especial de devoção.

São eles:

  1. Cristo é condenado à morte
    2. Jesus carrega a cruz aos ombros
    3. Jesus cai pela primeira vez
    4. Jesus encontra a sua Santíssima Mãe
    5. Simão Cirineu ajuda Jesus a carregar a cruz
    6. Verônica enxuga o rosto de Jesus
    7. Jesus cai pela segunda vez
    8. Jesus encontra as mulheres de Jerusalém
    9. Jesus cai pela terceira vez
    10. Jesus é despojado de suas vestes
    11. Jesus é pregado na cruz
    12. Jesus morre na cruz
    13. Jesus é descido da cruz
    14. Jesus é colocado no sepulcro

 

A Tradição milenar da Igreja, indica a sexta feira como sendo um dia penitencial para as práticas da oração jejum e caridade. Essa realidade  tem suas raízes na época apostólica. A Didaquê, também chamada de  “catecismo da igreja primitiva”, orientava os cristãos da primeira hora a praticarem o jejum ou abstinência  na quarta e na sexta-feira (Cân.1250) . Em muitos lugares, em especial no oriente, esse costume perdura nos dias atuais.

Dom Sergio, Cardeal de Brasília, fala da importância de rezar a via sacra durante a quaresma em seu programa “Dia do Senhor”, transmitido aos domingos na Rádio Nova Aliança:  “Se não puder rezar a via sacra na igreja, medite em casa sozinho ou com familiares”.

Ouça:

Venha rezar a via sacra na Catedral de Brasília às 12h00  ou procure  a paróquia mais próxima de sua casa.

 

 Pollianna Carla

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.