Vicariato Centro: Escola de Formação Permanente oferece sete minicursos neste semestre

Estão abertas as inscrições para os sete minicursos que estão sendo ofertados pela Escola de Formação Permanente do Vicariato Centro para este primeiro semestre de 2020.

Entre as opções estão:

– A mediação de Maria no Magistério de São João Paulo II

– O Dom de Ser Humano

– Introdução à Mariologia

– Os Dogmas Marianos

– Catecismo da Igreja Católica – Os Sacramentos

– Evangelhos Sinóticos

– Cartas Paulinas

Com duração máxima de quatro semanas, os cursos ocorrerão entre os meses de março e de maio, em uma das quatro paróquias sede da Escola de Formação; representando, cada uma delas, um Setor que compõem o Vicariato Centro. São elas: Santa Cruz e Santa Edwiges, na Asa Sul, Setor I; Nossa Senhora do Rosário, no Lago Sul, Setor II; Imaculado Coração de Maria, Park Way, Setor IV; e Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês, na L/Sul, Setor XI.

As formações visam promover um aprofundamento na fé e o despertar missionário em cada participante, como informou um dos membros da Escola de Formação Permanente, Luiz Mário Ribeiro Silva.

“A proposta da Escola é oferecer formação católica acessível a todos, sem descuidar da profundidade e da fidelidade à Igreja”.

Para dar início às atividades, o bispo auxiliar de Brasília, Dom Marcony Vinícius Ferreira, celebrará a Santa Missa no dia 29 de fevereiro, às 17h, na paróquia Imaculado Coração de Maria, no Park Way. Logo após a celebração, Dom Marcony ministrará a formação: “Jesus, rosto humano de Deus e rosto divino do homem”.

 

Até o momento foram abertas 10 turmas para receberem as formações e segundo Luiz Mário, a expectativa é que a procura pelas formações aumentem o número de turmas.

“Desde que a Escola de Formação foi criada, graças a Deus, temos tido uma boa receptividade nos cursos oferecidos. Os leigos que participaram das formações anteriores se mostraram bastantes satisfeitos. E sempre recebemos elogios e somos parabenizados pela iniciativa. Não estamos fazendo previsões de quantas pessoas deverão se inscrever, porque a nossa intenção é ministrar as formações para o público que comparecer, mesmo que seja apenas uma pessoa, como nos orienta Dom Marcony. Apesar de não trabalharmos com um número de inscrito a ser atingido, queremos chegar a mais pessoas. Ao máximo que pudermos alcançar”.

Os interessados poderão se inscrever gratuitamente no site: www.escoladeformacaovc.com, até o dia do início do minicurso. Ou se preferir, clique no curso preferido, logo abaixo, e saiba mais.

 

 A mediação de Maria no Magistério de São João Paulo II
Local: Nossa Senhora do Rosário – QL 26, Lago Sul

 

 

O Dom de Ser Humano 
Locais: Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês – 615 Sul e
Imaculado Coração de Maria – SMPW Q.5, Park Way

Introdução à Mariologia 
Local: Santa Cruz e Santa Edwiges – 905 Sul

 

Os Dogmas Marianos
Locais: Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês – 615 Sul e
Nossa Senhora das Mercês – 615 Sul

 

 

Catecismo da Igreja Católica – Os Sacramentos
Locais: Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês – 615 Sul,
Santa Cruz e Santa Edwiges – 905 Sul e
Imaculado Coração de Maria – SMPW Q.5, Park Way

 

 

Evangelhos Sinóticos
Local: Imaculado Coração de Maria – SMPW Q.5, Park Way

 

 

Cartas Paulinas
Local: Santa Cruz e Santa Edwiges – 905 Sul

 

 

Escola de Formação Permanente do Vicariato Centro

A Escola de Formação Permanente do Vicariato Centro nasceu como uma resposta concreta às necessidades apontadas pelo planejamento arquidiocesano, uma vez que a questão da formação dos fiéis leigos é uma preocupação fortemente indicada no Plano Pastoral da Arquidiocese de Brasília – 2017-2020.

O próprio Papa Francisco, quando esteve no Brasil, em 2013, disse: “Não é suficiente uma vaga prioridade da formação, nem documentos ou encontros. Faz falta a sabedoria prática de levantar estruturas duradouras de preparação em âmbito local, regional, nacional, e que sejam o verdadeiro coração para o Episcopado, sem poupar forças, solicitude e assistência. A situação atual exige uma formação qualificada em todos os níveis” (Rio de Janeiro, 27 de julho de 2013).

Por isso foi criada a Escola, que quer ser um órgão de integração, que venha a promover a comunicação e o compartilhamento da Vida Cristã, do Apostolado e da Formação, desenvolvendo, integrando e acompanhando iniciativas e espaços de formação, que levem ao aprofundamento no conhecimento do conteúdo e da vivência da fé.

A Escola é coordenada pelo Vigário Episcopal do Vicariato Centro, que atualmente é o Pe. Paulinho, da Paróquia Bom Jesus, que conta com uma equipe de leigos para auxiliá-lo. Tudo sob supervisão do bispo auxiliar, dom Marcony Vinícius Ferreira.

A Escola de Formação Permanente do Vicariato Centro não tem uma sede física, mas funciona principalmente em quatro paróquias que representam os 4 setores do Vicariato Centro. São elas: Santa Cruz e Santa Edwiges (905 Sul), no Setor I; Sagrado Coração de Jesus  e Nossa Senhora das Mercês (615 Sul), no Setor II; Imaculado Coração de Maria (Park Way), no Setor IV; e Nossa Senhora do Rosário (Lago Sul), no Setor XI.

Este ano, além de promover diversas formações, a Escola quer ampliar o projeto “Escola em Saída”, que promove, desde o segundo semestre de 2018, minicursos em outras paróquias do Vicariato.

Para saber mais, entre em contato no número: 61 99610-6632 (apenas para mensagens via Whatsapp) ou pelo email: escoladeformacaovc@gmail.com.

 

 

Informações:
Escola de Formação Permanente do Vicariato Centro
Site: https://www.escoladeformacaovc.com/
Email: escoladeformacaovc@gmail.com
Telefone/ whatsapp: 61 99610 6632

 

Por Gislene Ribeiro

2020-02-21T17:40:38-03:0021/02/2020|