VII Assembleia Arquidiocesana de Pastoral 2021

Na Arquidiocese de Brasília, dom Paulo Cezar Costa e a Coordenação Arquidiocesana de Pastoral em sintonia com a Conferência Episcopal dos Bispos do Brasil (CNBB) no Doc. nº. 109, Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023), promulgaram as etapas de Planejamento Pastoral em meados de maio de 2021.

 

Inspirados pelos Pilares do Pão, da Caridade e da Ação Missionária, sobretudo pelo Pilar da Palavra, a primeira etapa foi destinada à realização das Assembleias Paroquiais. Quase todas as paróquias, apesar das dificuldades inerentes ao contexto da pandemia da COVID-19, conseguiram realizar suas respectivas Assembleias. Seguindo a mesma metodologia, ocorreu de forma plausível as Assembleias Setoriais (Territoriais e Temáticas), durante os meses de agosto e setembro. Desse modo, oportunamente, todo o povo de Deus participou de forma ativa de todo o processo, respondendo ao questionário proposto e elaborando projetos que poderão compor o Plano Arquidiocesano de Pastoral (2021-2024).

 

Após intenso processo de escuta, bispos, padres, diáconos, religiosos (as), e leigos (as) terão a oportunidade de aprovar na VII Assembleia Arquidiocesana, que será realizada no dia 06 de novembro de 2021, no Centro de Evangelização Renascidos em Pentecostes, Ceilândia,  das 8h às 13h, o Plano Pastoral que regerá a Arquidiocese no próximo quadriênio.

 

As inscrições serão restritas ao clero, aos delegados representantes paroquiais e líderes arquidiocesanos das diversas pastorais, movimentos, comunidades de vida, associações e serviços.

 

A abertura da Assembleia Arquidiocesana, e a Lectio Divina, com Dom Paulo Cezar, serão transmitidas pelo canal do YouTube da Arquidiocese de Brasília, para que  todo o povo de Deus possa participar deste momento de grande alegria.

 

A exemplo do Sínodo, as Assembleias Arquidiocesanas e todo o seu processo de planejamento refere-se a uma Igreja em escuta. O Papa Francisco no seu discurso em comemoração ao cinquentenário da instituição do Sínodo dos Bispos, afirmou que “Escutar é mais do que ouvir”. “É uma escuta recíproca, onde cada um tem algo a aprender”.

 

Unidos em oração, peçamos que o Espírito de Deus conduza todos os trabalhos da VII Assembleia Arquidiocesana e que Nossa Mãe Aparecida, padroeira do Brasil e de Brasília, interceda por todos nós.

2021-10-08T21:52:54-03:0007/10/2021|